Politica

Na véspera do Dia da Mulher, Rosângela Rezende fala do trabalho à frente da Procuradoria Especial da Mulher

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, a titular da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputada Rosângela Rezende (Agir), relembrou a iniciativa do presidente Bruno Peixoto (UB) em criar o colegiado, celebrando essa mesma data no ano passado. No próximo dia 19, a parlamentar vai transmitir a função para a deputada Bia de Lima (PT), que ficará no posto até março do próximo ano.

Ao fazer um balanço da sua gestão na procuradoria, ela disse que o desafio foi, inclusive, pessoal por cuidar de uma causa tão importante, multifacetada, complexa e que impacta tanto a vida das mulheres. “São desafios constantes que permeiam a vida delas desde o nascimento, quando o próprio sexo já diz um pouco sobre o futuro. Incorporar esse tema como uma pauta a ser defendida foi novo para mim, mas isso me transformou.”

De acordo com ela, para realizar o trabalho à frente da procuradoria foi preciso compreender qual a rede de proteção do Estado que pode dar amparo para a mulher, além de perceber o contraste dessa rede na capital e no interior goiano. Para fortalecer os mecanismos já implantados, a procuradoria estimulou a criação dessa instância nos municípios goianos e, atualmente, já conta com a instalação em 14 cidades e mais 40 projetos em andamento.

“Quando a gente chega no Legislativo é que percebe que a lei por si só não consegue garantir o direito das mulheres, o que de fato interessa é a aplicabilidade da lei. Então a criação das procuradorias é mais um instrumento para garantir que a Lei Maria da Penha, de fato, seja capaz de acabar com a violência contra a mulher. Nesse período em vários momentos foi possível perceber claramente o esforço coletivo de diferentes forças entre os poderes, a sociedade civil e os demais órgãos que compõem essa rede, para lutar contra o feminicídio e garantir a proteção da vida de todas as mulheres em Goiás”, afirmou Rosângela Rezende.

A legisladora finalizou convidando todas as mulheres a celebrarem com muita alegria o Dia Internacional da Mulher e desejando que todas elas possam realizar tudo aquilo com que sempre sonharam.

*Agência Assembleia de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *