Brasília

Chuva e rajadas de vento causam estragos no DF

As fortes chuvas da noite desta segunda-feira (7) causaram estragos no Distrito Federal, principalmente na região do Plano Piloto. O temporal derrubou árvores, deixou pessoas presas em veículos e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.

Na via N1, duas árvores caíram, em frente ao Teatro Nacional. Três faixas da pista foram bloqueadas e os bombeiros usaram uma motosserra para cortar os galhos e liberar o trânsito . No Setor Bancário Sul, outra árvore foi arrancada pela raiz.

O temporal veio com raios e também deixou motoristas ilhados, na altura da via S3, embaixo do viaduto da L2 Sul. Ao todo, seis veículos ficaram presos na inundação, e dez pessoas que estavam dentro dos automóveis foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.

A água chegou a cobrir metade de um dos veículos, que ficou danificado por dentro. Alguns motoristas precisaram chamar um guincho ou familiares para ajudar a rebocar o carro. Ninguém se feriu.

Depois da enchente, a pista ficou coberta com uma camada de lama. Para evitar acidentes, os dois sentidos da via S3 foram interditados pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). A pista foi liberada nesta manhã, mas por conta da lama, motoristas e motociclistas derrapavam.

Em Sobradinho e Planaltina, a chuva veio com ventos e granizo. Na BR-020, perto do viaduto de acesso a Sobradinho, a via ficou alagada e os motoristas trafegavam com dificuldade.

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação que mais registrou volume de chuva foi a de Águas Emendadas, em Planaltina, com 9,4 milímetros durante o temporal. Na estação de  Brasília, foram registrados 4,8 milímetros.

“Em algumas áreas do Plano Piloto choveu bem mais, com certeza. E para arrancar árvores e causar estragos como os de ontem, os ventos precisam estar acima de 40 km/h”, explica o meteorologista Cléber Souza.

O especialista diz que os temporais são características da primavera , que simboliza a transição entre o inverno e o verão. O aumento das temperaturas e da umidade nesta época do ano são os responsáveis pelas áreas de instabilidade. Nesta terça, a umidade deve ficar entre 40% e 95%, com temperatura em torno de 29 ºC.

“Para os próximos dias, deve haver muitas nuvens pela manhã e sol. A umidade e o aquecimento geram pancadas de chuva à tarde, e podem se prolongar pra noite“, explica Cléber.

*Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *