Destaques

Prefeito de Valparaíso prestigia o lançamento do livro Cerratensis, do escritor Souza

Na noite de sexta-feira, 03 de maio, a Biblioteca Cora Coralina foi o cenário de um evento memorável para a comunidade literária de Valparaíso. O escritor Souza, membro destacado da Academia Valparaisense de Letras, lançou seu aguardado livro, intitulado “Cerratensis”.

A atmosfera da noite foi marcada por descontração e alegria, com a presença de diversos escritores e apreciadores da cultura local. O evento teve início com uma leitura emocionante do poema “Banquete”, conduzida pelo próprio autor, Souza, um dos representantes da primeira geração de talentos literários de Valparaíso.

“O livro é um convite a reconhecer a natureza enquanto lar e também nossa constituição primária. Por meio dos poemas, os leitores podem se deslumbrar com a beleza e encanto da natureza, sobretudo do Cerrado, além de serem levados à reflexão de como estamos nos relacionando com ela enquanto humanidade. Cerratensis é feito trilha: maravilhamento, frescor e mergulho em novas paisagens, mas também é caminho árduo,” explicou o autor referindo-se o livro, ao título e ao seu conteúdo.

Em seguida, uma Roda de Conversa proporcionou aos presentes um mergulho nos bastidores da criação do livro. O autor e a equipe criativa do projeto compartilharam insights sobre as etapas e processos de construção que culminaram na finalização da obra.

Tânia Aparecida, diretora da Biblioteca Cora Coralina, destacou a relevância do evento e expressou seu desejo de criar um espaço permanente, o “Cantinho dos Escritores”, dedicado à promoção e divulgação das obras dos autores locais, além de sediar eventos culturais para enriquecer a vida literária da região.

A presidente e fundadora da Academia Valparaisense de Letras, Drielly Neres, renomada autora de 30 livros, ressaltou a importância de transformar ideias em palavras. “É crucial que cultivemos a imaginação desde cedo, registrando nossas criações no papel. Nossas obras podem inspirar novos escritores, contribuindo para o enriquecimento cultural não apenas de Valparaíso, mas também além de suas fronteiras.”

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, prestigiou o evento e enfatizou sua importância para a identidade cultural da cidade. Ele destacou o papel da  Academia Valparaisense de Letras na preservação e divulgação da história local, expressando otimismo quanto ao impacto positivo de iniciativas culturais como essa para o futuro da cidade.

O evento contou com uma expressiva participação do público, incluindo acadêmicos, escritores e entusiastas da cultura local, demonstrando o apoio e a vitalidade da cena literária de Valparaíso.

*por Rosângela Méri

Souza e a diretora da Biblioteca Cora Coralina, Tânia
Souza e a diretora da Biblioteca Cora Coralina, Tânia
Roda de Conversa sob a mediação do escritor e artista César
Roda de Conversa sob a mediação do escritor e artista César
Prefeito Pábio Mossoró deixando sua mensagem aos presentes
Prefeito Pábio Mossoró deixando sua mensagem aos presentes
Escritor Souza entrega livro ao prefeito Pábio Mossoró
Escritor Souza entrega livro ao prefeito Pábio Mossoró

 

Presidente da AVL, escritora Drielly Neres
Presidente da AVL, escritora Drielly Neres

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *