Região Metropolitana

Alunos da rede pública estadual do Entorno serão atendidos pelo Programa Embaixada de Portas Abertas

Alunos da rede pública estadual de ensino das cidades do Entorno serão os primeiros de Goiás a participarem do Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), da Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF). O programa é voltado para visitações de estudantes a Embaixadas, com objetivo de aproximá-los da cultura de outros países. A parceria, fechada com a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), deve começar ainda no primeiro semestre de 2024 e atender alunos a partir dos dez anos de idade, sem qualquer custo.

“A intenção é ampliar, cada vez mais, os horizontes dos estudantes do Entorno. Para isso, não podemos falar em fronteiras nem de Goiás com o DF, nem de Goiás com outros países”, afirmou a secretária do Entorno, Caroline Fleury.

A internacionalista da SEDF-GO, Ana Beatriz Guimarães, explicou que a Embaixada é mais do que uma representação, ela funciona como uma parte do território estrangeiro do Brasil. “A visita inclui um carimbo no passaporte do estudante. Trata-se de uma experiência única que leva o aluno para outra cultura. Pelo programa, os participantes são preparados para entenderem previamente aspectos da história, geografia, costumes, culinária e economia do país em questão”, explicou.

Divulgação Internacional do Turismo do Entorno

Além desse acordo firmado com o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, ainda ficou definido que embaixadores devem conhecer as principais rotas de turismo do Entorno. Em um primeiro momento, os representantes de outros países devem passar por Cocalzinho de Goiás, integrante da Rota de Queijos e Vinhos. Também Cristalina, que tem promovido a experiência “Cristaline-se”, permitindo que o turista garimpe o próprio cristal para confecção de uma jóia exclusiva. Ainda está prevista a visita dos embaixadores à Formosa, que tem se despontado como rota de turismo ecológico e de aventura.

2ª Edição da Feira #NoEntornoTem

A Serinter confirmou parceria na segunda edição da Feira #NoEntornoTem, que prevê uma nova reunião das treze cidades do Entorno em uma exposição do Parque da Cidade, em Brasília, para divulgar roteiros turísticos e culturais, bem como produtos locais para os moradores da capital do Brasil e visitantes em geral, incluindo de outros países. A expectativa é que a Feira ocorra em junho de 2024.

*Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *