Brasil

18 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma

Tiago Leifert e Daiana Garbin lançam campanha de conscientização sobre câncer ocular

Neste domingo, dia 18 de setembro, é lembrado o Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma: um tipo de câncer que começa na parte de trás dos olhos.

Segundo o Ministério da Saúde, esse é o tumor ocular mais comum nas crianças. Mas, quando a doença é diagnosticada no início, as chances de cura chegam até 90%.

Tiago Leifert e Daiana Garbin participam de evento de conscientização de câncer ocular – Eduardo Martins/AgNews
Tiago Leifert e Daiana Garbin estiveram no Parque Ibirapuera, em São Paulo, neste sábado, para o lançamento da campanha “De olho nos olhinhos”.
O objetivo do evento é promover a conscientização sobre o retinoblastoma, um tipo raro de câncer nos olhos que a filha do casal enfrenta. A apresentadora Rafa Brites também participou do encontro promovido pelos jornalistas.
E tudo começou assim: havia algo de diferente nos olhos de Lua, filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin. Um reflexo branco dentro do olho e discretos movimentos irregulares do globo ocular fizeram o casal procurar um oftalmologista. O diagnóstico mudou para sempre a vida da família Leifert: câncer.

Lua, à época com 11 meses, tinha retinoblastoma bilateral. Dois tumores, um em cada olho, afetando a área da retina. É o câncer ocular mais comum na infância e 90% dos casos atingem crianças entre 0 e 5 anos.

Recentemente, Leifert e Garbin publicaram um vídeo para falar sobre o primeiro de tratamento da pequena Lua, de 1 ano e 10 meses, contra o câncer ocular. Foi quando o casal anunciou a campanha que teve início neste sábado: “É uma doença rara, mas ela acontece. E a gente quer que as pessoas descubram o mais rápido possível”, declarou Tiago.
 “O diagnóstico precoce é fundamental, por isso é importante disseminar informação. É essa a nossa intenção. Então vem aí a campanha ‘De olho nos olhinhos'”, completou o ex-apresentador do “BBB”.
O evento realizado pelo casal de jornalistas contou com o  apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, do Graacc, Tucca, da agência Ogilvy, da 828 eventos, Editora Sextante, Show da Luna e Hasbro do Brasil.
No local forão montadas duas tendas com informações para os pais e familiares, que puderam entender melhor os principais sinais e sintomas, como pode ser feito o diagnóstico precoce, como fazer o “teste do flash” (um teste simples, feito com o celular e que pode salvar vidas), entre outros esclarecimentos.
Além dos esclarecimento, ainda teve muitas brincadeiras para as crianças. Outras cidades do País também vão realizar o evento.

 

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