Sistema de telemedicina visa zerar filas em Novo Gama
A modalidade de consulta à distância traz praticidade principalmente a pacientes em tratamento ou que antes precisavam se deslocar a outra cidade para ter atendimento
Com o intuito de zerar a fila nos atendimentos médicos pelo Sistema Estadual, o município de Novo Gama está disponibilizando à população a “medicina à distância”, conhecida como “telemedicina”.
A prática, que se tornou bastante usual no país, principalmente no período de pandemia, utiliza recursos como aplicativos e videochamadas para que o paciente tenha contato com o médico e faça a consulta de forma virtual.
O sistema é viável, por exemplo, para monitoramento de condições crônicas e o profissional de saúde pode enviar documentos como prescrição de medicamentos ou atestado laboral com assinatura eletrônica certificada digitalmente.
Várias especialidades
Em vigor na cidade há mais de cinco meses, a telemedicina trouxe maior conforto e comodidade, evitando que o paciente tenha que se deslocar para Goiânia, em algumas situações, para conseguir atendimento.
Segundo Doralice Macedo, chefe da Regulação, o método beneficia pacientes que estão em fila de espera pelo sistema estadual. “Pegamos essas pessoas e colocamos nas vagas disponibilizadas mensalmente no sistema de telemedicina da cidade, ajudando, assim, a zerar a fila”, explica.
A modalidade está disponível no município nas seguintes especialidades: cardiologia, pediatria, neurologia, pneumologia, endocrinologia, reumatologia e psiquiatria. Já as consultas vão das 13h às 17h e, para agendá-las, o paciente deve ir à unidade de saúde mais próxima, pedir encaminhamento, levar o documento à Regulação e aguardar contato para verificar qual o dia e horário marcados.
*Via assessoria