Segurança pública se fortalece com investimento, estrutura e presença: Inaugurada a Base do GAER em Luziânia

Ele pontuou que a chegada de novas aeronaves permitiu expandir a estrutura da corporação e viabilizar a instalação da unidade na região. “Para construir uma base, nós precisaríamos de material humano. Aí iniciamos o nosso sexto COA”, explicou, referindo-se ao curso preparatório.
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, classificou as novidades anunciadas pelo governador como um marco histórico para a segurança pública. “Essa base operacional do Graer, aqui na nossa região, é mais um importante passo para consolidar tudo o que vem sendo feito ao longo dos últimos anos”, pontuou.
O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, celebrou a instalação da unidade. “O Entorno Sul vai estar mais protegido ainda, tanto na terra, como no ar”, enfatizou. “O Governo do Estado tem avançado na segurança pública, reduzindo os índices de criminalidade e quem ganha é a população”, complementou o gestor municipal.
Como deputada estadual e parceira de longa data das nossas forças de segurança, fico muito feliz em ver esse importante avanço se tornando realidade. Cuidar da segurança é cuidar das pessoas!”
Novo Comando de Policiamento
Durante a solenidade, o governador Daniel Vilela anunciou a criação do Comando de Policiamento Especializado. Instituído por meio do Decreto nº 10.934, de 22 de junho de 2026, a nova estrutura da Polícia Militar é voltada ao atendimento de demandas específicas do Entorno.
O grupamento é responsável pela coordenação das ações preventivas e ostensivas dos municípios e promove integração entre as forças de segurança da região.
O comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja, ressaltou que a descentralização das unidades tem aproximado o comando das demandas locais e fortalecido a atuação da corporação em todo o estado. Segundo ele, a criação de novas estruturas regionais amplia a eficiência operacional da PM e reforça a prestação do serviço à população.
Formação

A cerimônia também marcou a formatura de 35 novos operadores aerotáticos. Com início em 13 de abril, o 6º Curso de Operações Aéreas teve duração de 73 dias e carga horária de 508 horas-aula. A turma foi formada por integrantes da polícias militares de Goiás, Mato Grosso e Pará; das polícias Civil e Penal de Goiás; e do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.
O curso evidencia o caráter interestadual e integrado da capacitação e garante um corpo de segurança pública mais eficiente aos estados.
O responsável pelo curso de operações aéreas, major Eduardo, destacou que parte do efetivo formado será empregado na nova base em Luziânia, o que deve ampliar a cobertura do patrulhamento na região. “É um importante passo para a segurança pública do estado como um todo e a população só tem a ganhar com isso”, afirmou.
“Seguiremos fielmente numa política de policiamento ostensivo de garantir a presença das nossas forças de segurança em todas as regiões do estado, de fazer com que os nossos policiais tenham a melhor qualificação, a melhor capacitação, o melhor armamento e estejam também amparados pelos melhores equipamentos, para que possam desempenhar com excelência o trabalho”, finalizou o governador.


