Secretaria de Meio Ambiente realiza retirada de enxame de abelhas e orienta sobre a remoção dos insetos
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Agência Municipal de Trânsito e Transporte e o Grupo de Operações com Cães (GOC) – GCM, realizou a remoção de um enxame na Etapa A do Valparaíso I.
Com a chegada do calor, as abelhas rainhas começam um novo ciclo de reprodução, por isso é comum o aparecimento de enxames nesta época, porém a remoção deve ser feita por um profissional treinado e com equipamentos de segurança.
A operação começou com o isolamento da área pela Agência Municipal de Trânsito, seguido da avaliação e planejamento estratégico pela equipe da Secretaria e o GOC. A remoção foi programada para o período noturno, garantindo a segurança de todos.
É importante que a população não tente agir por conta própria nessas situações, mas busque proteger os animais domésticos, fechar a casa, avisar os vizinhos e procurar a ajuda do Meio Ambiente
. Se o enxame estiver em vias e prédios públicos aí a orientação também é entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente.
A pessoa não deve jamais utilizar atear fogo na colméia, nem colocar produtos tóxicos como veneno e querosene no local. Matar abelhas é crime ambiental, então elas devem apenas ser capturadas, afinal elas são importantes porque muitos dos alimentos que consumimos dependem da polinização das abelhas.
Cuidados para evitar picadas de abelhas
As pessoas que estiverem próximas a colmeias devem evitar movimentos bruscos, gritos e uso de equipamentos que causem muito barulho ou ruídos agudos. As crianças devem ser orientadas a não brincarem próximas a enxames, tampouco tentar atacá-los.
– Quando você mata uma abelha sobre a sua pele, ela exala um sinal de alerta à comunidade, que vem em sua defesa e ataca quem estiver na frente. Se a pessoa for alérgica, uma picada pode ser fatal. Também deve ser evitado o uso de roupa preta, perfume doce, luz e objetos brilhantes, porque chamam a atenção das abelhas – orienta o apicultor.
Pessoas alérgicas, ou que foram picadas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento médico adequado. No caso de acidentes com animais de estimação, o dono deve procurar os serviços veterinários.
A Secretaria de Meio Ambiente de Valparaíso está localizada na Área Especial Etapa “D”, Viveiro Municipal – Telefone: 3627.4076. De segunda á sexta-feira, de 8h às 17 horas.