Brasil

Presidente Lula empossa nova diretoria da FNP com discurso de retomada do diálogo federativo

“Não quero saber de que partido vocêssão, não quero saber que time vocês torcem, não quero saber a religião de vocês. A única coisa que eu quero saber é que vocês foram eleitos pelo voto democrático do povo e vocês representam o povo da cidade onde vocês moram. Em respeito ao fato de vocês representarem o voto do povo da cidade de vocês, eu os tratarei todos como se fossem do meu partido, como se fossem da minha religião e como se fossem do time que eu torço, que todo mundo sabe qual é.”

Foi o que falou aos dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, 14, durante a posse da nova diretoria da entidade, eleita na 84ª Reunião Geral, em Brasília/DF. Lula participou da última atividade da Plenária de Prefeitas e Prefeitos, com governantes locais de todas as regiões que irão compor a diretoria para o biênio 2023-2025.

Na ocasião, o presidente reeleito da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE, entregou ao presidente Lula um documento com as principais demandas das cidades brasileiras. Pautas prioritárias das médias e grandes cidades, como mobilidade urbana, reforma tributária, mudanças climáticas e sustentabilidade urbana, além de saúde, educação e déficit habitacional estão presentes no documento. Leia na íntegra aqui.

“É uma honra para a Frente Nacional receber o nosso presidente da República neste evento, em um momento tão importante para o nosso país. Quero afirmar, conforme fiz na reunião com a vossa excelência com os governadores, no dia 9 de janeiro, que nós, prefeitos do Brasil, somos a favor e defensores da liberdade e democracia. O senhor é o presidente de todos nós, do povo brasileiro”, declarou Edvaldo Nogueira.

Ainda durante a reunião, Edvaldo voltou a falar sobre o Conselho da Federação, “uma proposta que vai unir o governo federal, governadores e prefeitos para que a gente possa conjuntamente enfrentar os desafios do país”.

A plenária final da FNP também contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Saúde, Nísia Andrade; Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Costa; das Cidades, Jader Costa; da secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; da Secretaria de Relações Institucionais; Alexandre Padilha, presidente da Caixa, Rita Serrano; além de parlamentares e prefeitos de todos o país.

Lula empossa Edvaldo, reeleito presidente da Frente Nacional de Prefeitos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, empossou, na tarde desta terça-feira, 14, o prefeito Edvaldo Nogueira como presidente reeleito da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A recondução do gestor de Aracaju ao comando da entidade municipalista ocorreu durante a plenária final da 84ª Reunião Geral, que aconteceu nos últimos dois dias em Brasília. Também foram empossados os demais membros da diretoria para o biênio 2023-2025. Durante o ato, o presidente da FNP entregou ao presidente Lula um documento com as principais demandas das cidades brasileiras.

O prefeito  de Valparaíso, Pábio Mossoró foi escolhido como vice-presidente das cidades do Entorno do Distrito Federal.

É uma honra para a Frente Nacional receber o nosso presidente da República neste evento, em um momento tão importante para o nosso país. Quero afirmar, conforme fiz na reunião da vossa excelência com os governadores, no dia 9 de janeiro, que nós, prefeitos do Brasil, somos a favor e defensores da liberdade e democracia. O senhor é o presidente de todos nós, do povo brasileiro e pode contar com esta entidade democrática, da qual sou o presidente reeleito, mas que é governada por todos nós, prefeitos e prefeitas do Brasil”, destacou Edvaldo.

Em seu pronunciamento, o presidente da Frente Nacional também pontuou para o presidente Lula os principais temas que foram debatidos durante os dois dias de Reunião Geral, com a participação ativa de centenas de gestores do país. “Estivemos aqui, discutindo, debatendo os grandes temas da vida política e institucional do nosso país, mas, acima de tudo, discutindo os temas que afligem cotidianamente os gestores das cidades brasileiras. Sempre digo que o cidadão que mora na cidade tem acesso às notícias sobre as situações ocorridas no país e no mundo, mas o que ele quer realmente saber é se a cidade em que vive está funcionando plenamente, com serviços públicos de qualidade. E essa é a tarefa do prefeito, permitir que cada cidadão possa ter o elemento capaz para que ele viva dignidade. Esse foi o norte das nossas discussões“, completou.

Edvaldo também falou da importante presença dos ministros como debatedores das mesas temáticas, para o enriquecimento das discussões. “Ontem, durante o encerramento do primeiro dia, o vice-presidente Alckmin disse uma frase que falo em muitos lugares e que fiquei muito feliz de ouvir dele: o século XX foi o século das nações e o XXI é o século das cidades. São nas cidades que os problemas se materializam e foi com esse pensamento que estivemos reunidos, com prefeitos, deputados, com ministros do governo federal, para tratar sobre os temas relevantes para os municípios. Contamos com a presença de Haddad para tratar da reforma tributária, com o ministro Jader para discutir sobre habitação social, com o ministro Waldez para falar sobre as mudanças climáticas, e com outros ministros de pastas importantes. Ou seja: quase todas as câmaras temáticas contaram com um representante do governo federal, o que enriqueceu as nossas discussões e nos ajudou a traçar metas fundamentais para o progresso do país“, frisou.

Ao listar os principais pontos de discussão, o presidente da FNP informou ao presidente Lula que, a partir das demandas apresentadas na Reunião Geral, prefeitos e prefeitas elaboraram uma carta, contendo os temas de grande interesse das cidades brasileiras. O documento foi entregue ao chefe do Executivo Federal. “Queremos cuidar das nossas cidades, mas também estamos empenhados em cuidar do nosso país, junto com a presidência. Vivemos um momento delicado, mas também de muita esperança, renovada com a vitória da vossa excelência nas eleições e já sentimos a diferença”, reiterou.

O prefeito de Aracaju e presidente da FNP também agradeceu ao presidente Lula pela presença no encerramento da Reunião Geral e destacou que “esta é a segunda vez na história da entidade que um presidente compareceu à plenária final”. “O Pacto Federativo já começou a funcionar, diferente do que aconteceu nos quatro anos do governo anterior. Com o senhor, em 60 dias de novo governo, já nos encontramos três vezes, contando com esse evento da FNP. Durante quatro anos o tempo ficou fechado em nosso país, mas agora o sol da democracia, da liberdade e, acima de tudo, do diálogo federativo voltou a brilhar, enchendo de esperança os corações dos prefeitos brasileiros. Vamos juntos construir um legado às futuras gerações, de democracia, de desenvolvimento econômico, de federalismo, de paz, prosperidade, justiça e de melhoria da qualidade de vida“, enalteceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *