Região Metropolitana

Mulheres precisam de segurança e autonomia para romper ciclos de violência

Em evento de formação para servidoras, a secretária do Entorno, Caroline Fleury, destacou ações do Governo de Goiás que têm atingido positivamente o público feminino

Nesta terça-feira (05), na abertura oficial da semana de formação para as servidoras do Estado de Goiás, a secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, reforçou as ações do Governo que têm chegado às cidades goianas que ficam na Região Metropolitana do Entorno (RME). Fleury destacou tanto o trabalho do governador Ronaldo Caiado de tolerância zero contra a violência de gênero, quanto da primeira-dama, Gracinha Caiado, que tem defendido a formação e profissionalização como forma de garantir a autonomia das mulheres.

“Neste mês de luta, é de grande importância ter um chefe de estado que fala que em briga de marido e mulher não se mete a colher, se mete a algema. Porque a mulher só vai poder participar, trabalhar, exercer suas atividades, se ela tiver segurança e o Estado de Goiás tem vários programas para cuidar das mulheres”, falou Caroline Fleury, no evento realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Na ocasião, a secretária reforçou o trabalho feito pela primeira-dama Gracinha Caiado que tem defendido que o ciclo da violência se rompe com capacitação, com a inserção da mulher no mercado de trabalho. “Este evento é o espaço para buscar inspiração em mulheres que somam e compartilham suas experiências. Para que nós possamos transformar vidas, cuidar das mulheres, fazer com que tenham valido a pena todas as ações frente ao Estado”, disse a secretária.

Fleury, que está há um ano à frente da Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO), reforçou que a região é formada preponderantemente por mulheres que têm sido impactadas positivamente pelas ações implementadas pelo Governo do Estado, como o cartão “Mães de Goiás”. Para a secretária, a luta pela garantia dos direitos das mulheres é de todos e depende de políticas públicas e da mudança de comportamento da sociedade, incluindo acabar com o machismo. “Esta não é uma pauta só de mulher, a sociedade se transforma quando os gestores agem e quando os homens estão preparados para mudar o comportamento dentro de casa, para cortar piadas machistas”, exemplificou.

A formação das servidoras faz parte dos eventos do Governo de Goiás em lembrança ao Dia Internacional das Mulheres, o 8 de março. A semana conta com eventos on-line e presenciais, palestras, feira de artesanato, atendimentos e um talk show.

Programação Semana das Mulheres (Fonte: Secretaria de Administração – Governo de Goiás)

Dia 5 de março
‘Mulheres que impactam’ – Abertura Oficial das comemorações
Com Juliana Diniz e Ana Elisa Gomes Martins
Auditório Mauro Borges (PPLT)
14h

Dia 6 de março
‘Papo de Beleza’
Com Marcos Costa
Transmissão ao vivo – youtube Escola de Governo
9h

Dia 7 de março
‘Entre Mulheres’
Com Fabiana Arruda, Estela Daia e Adelita Costa
Auditório Mauro Borges (PPLT)
14h

Dia 8 de março
Ação ‘Mãos dadas’ Blant – Avaliação e orientação para a saúde das unhas
Sala de Videoconferência – 7° andar (PPLT)
das 8h às 12h | das 13h às 17h

*Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *