Esportes

Jogos Escolares Brasileiros voltam à Brasília depois de 19 anos

Os JEB’s marcam o retorno da maior competição escolar do País na capital federal, após intervalo de 19 anos.

O ministro do Esporte, André Fufuca, abriu nesta sexta-feira (27/10), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, a cerimônia dos Jogos Escolares Brasileiros 2023 (JEBs), a maior da história, com 6.714 inscritos entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, vindos dos 26 Estados e do Distrito Federal. O campeonato será classificatório para os Jogos Sul-Americanos que acontecem em dezembro, no Chile. As disputas terão início neste sábado (28/10) e terminam no dia 8 de novembro.

André Fufuca destacou que o apoio à realização dos JEBs é uma das prioridades do Ministério do Esporte. “Não medimos esforços para apoiar a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e garantir que os JEBs acontecessem aqui em Brasília. O auxílio a esses atletas é fundamental para que eles possam competir em níveis internacionais. Se depender do Ministério do Esporte esses jovens irão competir não apenas nos JEBs, mas nos mundiais, nos pan-americanos, nas olimpíadas, pois tenho certeza que o primeiro passo nós estamos dando aqui”, comentou o ministro.

A competição estender-se-á até o dia 8de novembro e reunirá mais de 5 mil estudantes-atletas, com idades entre 12 e 14 anos, vindos de todos os Estados e promete ser uma edição histórica e repleta de trocas de experiências.

A grande festa do desporto escolar nacional conta com 18 modalidades confirmadas, incluindo uma paradesportiva, além de duas modalidades de demonstração, esgrima e curling. Confirmando a grandiosidade das competições, os Jogos contarão com 19 subsedes, todas em Brasília

Os JEB’s são uns dos únicos eventos mundiais que conseguem manter uma igualdade de número de competidores entre os gêneros masculino e feminino, por uma política implementada pela CBDE e segue sendo um dos nossos pilares. Outro ponto estratégico que valorizamos é a garantia da participação de todos os Estados do Brasil, com custeio dos deslocamentos interestaduais para aqueles Estados que estavam com dificuldade”, explicou Antônio Hora Filho,  presidente da CBDE,

Competição.

Com o intuito de valorizar o desenvolvimento esportivo de todas as delegações, os JEB’s contam com quatro séries de disputas em cada modalidade (ouro, prata, bronze e cobre), com classificação e distribuição de medalhas em cada série. Com isso, após as primeiras rodadas, são definidas as divisões e os torneios continuam competitivos para todas as delegações, até o último dia.

Nossa forma de disputa proporciona que todos os competidores iniciem a competição em igualdade de condições e nas fases seguintes, com o desenrolar da competição, a gente possa separar por nível de desempenho técnico. A ideia é fazer com que crianças consigam renovar a motivação dentro da própria competição. De tal forma, que o competidor participa de forma ativa até o último dia que ele permaneça na cidade”, ressaltou Antônio Hora.

O presidente da CBDE destacou a importância do apoio dos parceiros para a realização dos JEB’s, “o evento esportivo mais democrático do Brasil.”

Estamos muito felizes em contarmos com o apoio do Governo Federal, Ministério do Esporte, Governo do Distrito Federal – Secretaria de Esporte e Lazer, além de contarmos com o apoio da empresa Vale, através de um projeto da lei de Incentivo ao Esporte. Agradeço também a todos os colaboradores e apoiadores. Estamos todos aqui, de braços abertos, para mais um evento histórico”.

Os Jogos Escolares Brasileiros são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com patrocínio da Fundação Vale – Lei de Incentivo ao Esporte e apoio do Governo Federal; Secretaria de Esporte e lazer do Distrito Federal; Secretaria de Turismo do Distrito Federal; Ministério do Esporte.

Modalidades:

Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia, Wrestling e Xadrez.
Modalidades Demonstrativas: Curling e Esgrima

Delegação de Valparaíso presente nos JEB’s

Acompanhada dos meninos de ouro do Desporto Escolar da SME, Caio César  e Igor Eduardo,  do vereador Alceu Gomes, a secretária de Educação de Valparaíso, professora Rudilene Farias Nobre, prestigiou as delegações de todos os Estados trazendo com orgulho suas bandeiras, e mostrando que estão preparados para participar de todas as competições, onde serão disputadas mais de 18 modalidades de esportes. São mais de 8 mil competidores, que ficarão em Brasília entre 26 de outubro a 9 novembro, participando desse evento de primeiro mundo, promovendo a disputa esportiva, inclusiva, intercâmbio cultural e equidade de gênero.

Na oportunidade, também esteve presente ao evento, a coordenadora regional de Educação em Novo Gama, professora Carla Moreno, acompanhada de sua equipe.

*Fonte: Ministério do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *