Brasília

Inscrição para Corrida de Reis começa nesta 4ª. Prêmio é de R$ 10 mil

A 51ª edição do evento, que não acontecia desde 2020, será em 20 e 27 de janeiro. Premiações das duas corridas somam R$ 150 mil

Após quatro anos, o Distrito Federal voltará a realizar neste mês a Corrida de Reis. A 51ª edição do evento, que não acontecia desde 2020, será nos dias 20 e 27 de janeiro e terá premiação de até R$ 10 mil para os vencedores.

A abertura das inscrições ocorre às 18h desta quarta-feira (3/1), e podem ser realizadas no site: www.esporte.df.gov.br.

É com muita alegria que a gente declara aberta, hoje, as inscrições da Corrida de Reis, a partir das 18h. Essa corrida é a maior e mais democrática do Distrito Federal porque ela é gratuita”, disse a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

A novidade para esta edição fica por conta da premiação, que recebe o patrocínio do Banco de Brasília (BRB). No total o prêmio em dinheiro para a categoria adulta soma R$ 83 mil.

Serão premiados os 10 primeiros colocados da categoria geral na prova dos 10 km no masculino e feminino, os três primeiros colocados da categoria cadeirante na prova dos 10 km no masculino e feminino e os três primeiros colocados da categoria andante na prova dos 10 km no masculino e feminino.

A expectativa para a 51ª Corrida de Reis é superar, em número de corredores, os resultados da última edição, que contou com a participação de 22 mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores.

Apenas para atletas profissionais serão destinadas 13 mil vagas, sendo 10 mil para adultos e outras 3 mil para crianças. Haverá, ainda, a tradicional pipoca, quando corredores não inscritos na corrida de rua participam da competição.

“O esporte, aqui no DF, é vitrine e modelo para o Brasil inteiro. Aqui, a política pública do esporte, faz diferença na vida das pessoas”, defendeu a governadora em exercício.

Inscrições em três lotes

Para maior efeito de organização as inscrições serão abertas em lotes. O primeiro lote contemplará quatro mil vagas, o segundo e o terceiro que serão abertos nos próximos dias 10 e 15 de janeiro, respectivamente, irão contemplar três mil vagas cada.

A idade mínima para participação no evento é de 14 anos completos para a prova de 6 km, e de 16 anos para a prova de 10 km.

A 51ª Corrida de Reis vai contemplar as categorias, geral e PCD – cadeirantes e andantes. Os andantes estão classificados entre deficientes visuais, deficientes intelectuais, mobilidade superior reduzida, mobilidade inferior reduzida.

O atleta guia também deverá estar devidamente inscrito na prova utilizando-se do mesmo procedimento de inscrição dos atletas PCD.

Premiação:

Veja premiações na prova dos 10 km no masculino e feminino:

 1º colocado: R$ 10 mil
 2º colocado: R$ 8 mil
 3º colocado: R$ 5 mil
 4º colocado: R$ 3 mil
– 5º colocado: R$ 2 mil
 6º colocado: R$ 1,5 mil
 7º colocado: R$ 1.250
 8º colocado: R$ 750,00
 9º colocado: R$ 600
 10º colocado: R$ 400

Cadeirante:
– 1º colocado: R$ 2 mil
 2º colocado: R$ 1,5 mil
 3º colocado: R$ 1 mil

Andante:
 1º colocado: R$ 2 mil
– 2º colocado: R$ 1,5 mil
 3º colocado: R$ 1 mil

Percursos

A largada da prova acontece pontualmente às 17h em frente ao Palácio do Buriti. Todos os inscritos farão o retorno que antecede a Catedral Rainha da Paz, seguem pelo Eixo Monumental, retornando na via de ligação do Ministério Público e Buriti.

Os participantes que optarem pelo percurso de 6 km seguem na via N1 retornando na altura da Torre de TV e seguem até o ponto de chegada, marcado em frente a Arena BRB Nilson Nelson.

Os participantes que optarem pelo percurso de 10 km seguem pela via N1 retornando na altura da Catedral de Brasília, finalizando a corrida no ponto de chegada.

“A grande novidade deste ano são as premiações. A Corrida de Reis abre o circuito de corridas no DF. A gente fez questão de não ter nenhuma outra corrida ao longo desse mês de janeiro, justamente para que a Corrida de Reis desse o pontapé inicial à todas as corridas do DF em 2024”, enfatizou o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro.

Kits

Os atletas inscritos receberão o kit do evento nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2024 das 10h às 19h, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade. Não haverá entrega de kits fora do horário previsto, com exceção dos participantes inscritos que residirem em outro estado.

O kit será composto por ecobag, camisa oficial do evento, número de peito e viseira. Durante a retirada, o corredor, de forma voluntária, poderá doar 2 kg de alimento não perecível, que serão entregues ao Banco de Alimentos do Governo do Distrito Federal.

Para garantir a segurança dos corredores, o evento receberá apoio dos órgãos competentes e disponibilização de monitores para orientar os participantes.

Serão colocados à disposição dos atletas regularmente inscritos, sanitários e guarda-volumes nas áreas de largada e de chegada da prova. Haverá também três pontos de hidratação durante o percurso da prova.

Corrida de Reis Mirim

Para os participantes de 4 a 13 anos, a Corrida Mirim vai ocorrer em 20 de janeiro, a partir das 8h, no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, com percursos que variam de 50 metros a 300 metros.

A largada se dará por meio de baterias, que serão dividas de acordo com a faixa etária do participante. Essa etapa contabiliza três mil vagas. As inscrições serão realizadas por meio do site www.esporte.df.gov.br no dia 11 de janeiro de 2024, com início às 13 horas, até o encerramento do limite das vagas.

Os atletas até 13 anos receberão o kit do evento nos dias 17 e 18 de janeiro de 2024 no horário de 10h às 19h, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade. Não haverá entrega de kits fora do horário previsto. O kit será composto por ecobag, camisa oficial do evento, número de peito e viseira.

O kit somente poderá ser retirado pelo responsável da criança inscrita mediante apresentação do documento de confirmação de inscrição. Como também documentação que confirme a condição de pai, mãe ou responsável do menor, sendo necessária a apresentação do original.

A premiação da Corrida de Reis Mirim, também patrocinada pelo BRB, será de R$ 67 mil convertida em compras de bicicletas, que serão entregues às crianças vencedoras oficiais de cada bateria. Todas as crianças inscritas receberão medalhas de participação.

As premiações das duas corridas recebem patrocínio do BRB e somam R$ 150 mil.

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