Valparaíso

Estratégia Saúde da Família da Etapa A: profissionalismo com dedicação e muito carinho

Uma unidade de saúde vem chamando a atenção dos valparaisenses por sua qualidade no atendimento e tratamento com os pacientes. Trata-se da ESF da Etapa A, localizada na Quadra 7, ao lado da Praça Central e da Paróquia São Francisco de Assis.

Além da estrutura física, o acolhimento e o trabalho qualificado dos profissionais do Posto ESF da Etapa A, são os principais fatores que contribuem para o reconhecimento do trabalho.

Diariamente, o Posto ESF da Etapa A é reconhecido por estar em pleno funcionamento, atendendo os moradores com amor, carinho, respeito e humanização. Os profissionais da saúde que atuam no lugar são sempre elogiados e vistos com bons olhos.

A Unidade de Saúde tem á frente a competente Aline Nunes e conta com duas equipes de enfermagem composta, cada uma, com uma enfermeira, dois técnicos e  agentes comunitários de saúde.

Possui duas Clínicas Geral, do Programa Mais Médicos, com atendimento de segunda à quinta-feira;

Um psicólogo, uma nutricionista, um dentista e um assistente bucal com atendimento à gestantes na segunda-feira e de terça à sexta-feira com atendimento a população em geral.

A equipe conta ainda com um farmacêutico.

A agenda semanal dos médicos é bastante criteriosa:

Segunda no período da manhã, atendimento às gestantes

Segunda à tarde e Terça-feira, atendimento normal à todos

Quarta-feira, atendimento à Diabéticos e Hipertensos

Quinta-feira no período matutino, atendimento às crianças de zero a cinco nãos, no período vespertino, atendimento normal à todos

Sexta-feira, atendimento médico no período matutino e preventiva e demanda livre com as enfermeiras

A estratégia do Porto ESF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, com um carinho todo especial aos idosos da localidade de forma contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de saúde da família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade, proporcionando tranquilidade e confiança.

O Posto de Saúde ESF da Etapa A está fazendo a diferença na vida dos valparaisenses, e isso é algo digno de reconhecimento e apoio contínuo. Que essa unidade de saúde continue sendo um farol de cuidado e comprometimento para a comunidade local e sirva de exemplo para outras instituições semelhantes.

*por Rosângela Méri Fotos: Waldir Gianesini / Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *