Politica

Em sabatina, Alexandre Baldy defende piso salarial dos enfermeiros

Baldy pretende articular uma reunião entre a presidente do Coren e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira

Em sabatina na rádio CBN/O Popular, nesta segunda-feira (5), o candidato ao Senado Alexandre Baldy (PP) defendeu que o piso salarial para os profissionais da enfermagem seja mantido. O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, de forma liminar, a lei que estabeleceu um piso salarial para os profissionais da enfermagem.

Ao mesmo tempo em que Baldy era sabatinado pelos jornalistas do Grupo Jaime Câmara, os enfermeiros protestavam contra a decisão do STF, na GO-070, em frente ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A suspensão do pagamento do piso salarial aos enfermeiros atendeu a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) que argumentou sobre os riscos de demissão em massa nos hospitais.

Sobre os argumentos de impacto na folha e falta de recursos para pagamento do piso, Baldy ressaltou que o governo federal deveria arcar com parte do orçamento para que a lei fosse cumprida, já que a maior parte dos impostos pagos pelo cidadão vai para os cofres da União. “Já que 70% do imposto que pagamos vai para o governo federal, nada mais justo que ele [governo federal] banque uma parte desse pagamento”, enfatizou.

O pagamento do piso, sancionado no início de agosto, já vinha recebendo muitas críticas, principalmente de prefeituras de cidades pequenas pelo Brasil afora, que alegavam que o impacto na folha de pagamento seria desastroso. O piso nacional para enfermeiros era no valor de R$ 4.750, 70% disso para técnicos de enfermagem e 50%, para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Nos bastidores, Baldy pretende articular uma reunião entre a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren), Edna Batista, com o ministro-chefe da Casa Civil e presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, para tratar do tema. A suspensão do pagamento do piso para os enfermeiros foi anunciada no domingo (4), um dia antes do pagamento do salário da categoria.

  • por Rhudy Crysthian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *