Região Metropolitana

Dia do Agricultor: Conheça a Fazenda Santa Maria em Novo Gama

Dia 28 de julho comemorado no Brasil, o Dia do Agricultor. Essa data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, assinado pelo ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek. E o governo municipal, através da secretaria de agricultura, rende homenagens aos agricultores da cidade, que com suor e dedicação movimentam a economia da cidade e fazem os alimentos chegarem à nossa mesa.

A agricultura é um dos principais motores da economia municipal, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país. Ousamos dizer que Novo Gama é também a cidade do agro. Prova disso são a quantidade de produtores rurais que temos na cidade. Hoje já ultrapassa mais de 100 agricultores que produzem para a cidade e também para outros estados, como é o caso da Fazenda Santa Maria.

Localizada na zona rural da cidade, a fazenda já está na cidade há mais de 30 anos e produz alface, cheiro verde, cebolinha, couve, brócolis, acelga, hortelã; além de ervas finas e temperos, como tomilho, manjericão e manjerona para a cidade e também fornecem outros estados como Tocantins, Bahia, São Paulo e Brasília e outras regiões do entorno.

Para dar conta da demanda, a fazenda emprega mais de trinta funcionários registrados, com todos os direitos garantidos, que trabalham assiduamente para garantir a qualidade dos alimentos e que cheguem em perfeito estado a todos os pontos de venda, supermercados, até as nossas mesas.

O secretário de agricultura, João de Assis, conhecido como Doka, ressalta a importância do apoio do municipal para a agricultura da cidade. “A cada ano, a cidade de Novo Gama cresce mais em agricultura, graças ao apoio municipal, que vem dando assistência aos pequenos produtores rurais e dando à eles suporte como aração de terra e incentivando para produzir dentro da cidade. Hoje temos mais de 100 produtores que vivem de sua própria agricultura, além de gerar empregos.”, diz.

PROJETO HORTA COMUNITÁRIA:

or meio da Secretaria de Agricultura, o governo municipal começou o Projeto Horta Comunitária. O projeto visa plantar hortaliças no centro da cidade para beneficiar as famílias carentes assistidas pelo CRAS.  O terreno fica localizado na área central da cidade, ao lado do ginásio Marcelo Viana, e já está recebendo as máquinas grade arado para a preparação do solo. A secretaria de agricultura pretende entregar a horta pronta para colheita nos próximos meses.

Nesta data comemorativa, a prefeitura municipal homenageia aqueles que se dedicam todos os dias para colocar alimentos em nossas mesas. A todos esses profissionais o nosso muito obrigado!

*Com informações ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *