Destaques

Bairro Valparaízo I, 45 anos de história

19 de abril!!! Bairro Valparaizo 1 em festa!!!

Foi em 19 de abril de 1979 que foi inaugurado, oficialmente, o pequeno Núcleo Habitacional Valparaízo, pertencente a cidade mãe de Luziânia, 864 casas, surgiram em meio ao cerrado….
E foi assim: a história de Valparaíso de Goiás começou em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso I. Em solenidade oficial, empossou o primeiro administrador regional da localidade, Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida e a primeira funcionária Djanira do Carmo Frez – Teca.
O mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional. O Núcleo Habitacional Valparaízo, construído pela Encol, começou com muitos problemas: não havia comércio, a falta de água era freqüente e só havia transporte coletivo na BR-040. Mas, havia muita união, muita festa em frente ao prédio da administração regional onde tudo era motivo para confraternização.
No dia 2 de maio de 1980, através do Decreto-Lei n° 972, ficou instituída e oficializada a data de 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso.
Nesta época, Valparaíso já contava com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais. Na área educacional, a cidade contava com uma escola estadual que atendia aos alunos do primeiro grau e duas escolas particulares, sendo uma delas o Jardim de Infância Santa Luzia.. No setor religioso, o bairro contava com uma igreja católica, Igreja de São Francisco de Assis, duas igrejas batistas, uma Assembléia de Deus.
Hoje, o Bairro Valparaizo I completa 45 anos de fundação, cresceu, e é considerado o coração do município de Valparaíso de Goiás!!!
O pequeno Núcleo Habitacional cresceu…..se uniu aos demais bairros já existentes, a população se fortaleceu, lutou e assim, com muita garra e união de esforços, surgiu, anos depois a Cidade de Valparaíso de Goiás.
E a cidade de Valparaíso de Goiás foi criada de direito e de fato em 15 de junho de 1985, através da Lei estadual nº 12.667 de 1995, quando, através de Plebiscito, emancipou-se da cidade mãe Luziânia.
Foi assim: no meio do cerrado, do nada surgiu um todo!
Parabéns Valparaizo I.
*Rosângela Meri,  pioneira valparaisense, jornalista, escritora,  chegou em Valparaiso em 18 de outubro de 1978

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *