Violência contra crianças e adolescentes com deficiência é discutida em Brasília a partir desta quinta-feira (1/8)
Primeiro Congresso de Formação Continuada pretende, em comemoração aos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), capacitar todos os agentes que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em uma variedade de temas pertinentes à infância e adolescência
Os direitos das crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual, com foco na prevenção à violência contra esse público será tema da palestra realizada pelo Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, no primeiro Congresso de Formação Continuada, em Brasília.
De acordo com Thais Barreto Pereira, psicóloga do IJC, dados recentes do Atlas da Violência apontam que crianças com deficiência sofrem mais violência que outros grupos etários com ou sem deficiência. “Pensando que o evento é direcionado para profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, é importante que eles sejam capazes de reconhecer e intervir nesses casos, considerando suas particularidades”, destaca.
Programado para acontecer nos dias 1 e 2 de agosto na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o evento promovido pela startup educacional 1Manas Capacita tem como objetivo reunir profissionais para debater o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 34 anos. Além do IJC, especialistas de diversas áreas do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes subirão ao palco para abordar temas como atuação do Conselho Tutelar, acolhimento institucional, assistência social e as consequências do abuso sexual.
Mais informações:
Congresso de Formação Continuada
Data: 1 e 2 de agosto de 2024
Horário: 8h às 18h
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal: Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, Zona Cívico-Administrativa, Brasília – DF
Inscrições: 1manas.com/congresso
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.
*CDI Comunicação