Vídeomonitoramento em Escolas Públicas e Privadas é aprovadona Câmara de Valparaíso
Os recentes casos de ataques a alunos e professores mobilizaram os parlamentares de Valparaíso de Goiás no encaminhamento de matérias para melhorar a segurança nas escolas do município.
Entre os projetos, Flávio Lopes, presidente da Câmara de Valparaíso de Goiás, apresentou em abril a proposição que obriga instituições de ensino públicas e privadas, a proceder a instalação de sistema de monitoramento por câmeras de segurança.
Durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 07 de junho, a Projeto de Lei foi aprovado em segunda e última votação pelos parlamentares presentes, após tramitar nas Comissões permanentes.
O sistema de monitoramento contempla todas as áreas externas e internas, incluindo salas de aulas, corredores, pátios e demais áreas de circulação.
O autor do projeto destacou que os acontecimentos violentos como vandalismo, assédio sexual, bullying, agressões físicas, prática de roubo e outros, não podem fazer parte de nenhum ambiente, inclusive o escolar. Flávio Lopes espera gerar um ambiente mais seguro, ordenado e previsível. O PL segue para aprovação do Executivo Municipal.
Confira outros Projetos aprovados
* Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Elenir, autoriza o Município a implantar uma “Paraoficina” destinada a prestar serviços gratuitos de manutenção e reparos em equipamentos e meios auxiliares de locomoção.
- Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Elenir, autoriza o Poder Executivo a instituir aplicativo que contenha dispositivo de pânico integrado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, como um recurso eletrônico de prevenção à violência doméstica.
- O aplicativo também poderá ser integrado a outros serviços de atendimento telefônico, em especial, o 156 e do disque 100, bem como, delegacias de Polícia Civil e Batalhão da Polícia Militar, no âmbito do Município de Valparaiso de Goiás.
- Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Elenir, dispõe sobre o Programa de proteção e educação para crianças e adolescentes diabéticos.
- Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Elenir, institui o Programa de esclarecimento e conscientização sobre a esclerose múltipla.
- Projeto de Lei de autoria do vereador Walison Lacerda, dispõe sobre a mudança de denominação da escola municipal Ismael Altino dos Santos para escola Municipal Santa Rita.
- Projeto de Lei de autoria do vereador Edson Nunes, dispõe sobre a criação do dia do pioneiro de Valparaíso de Goiás.
Projetos de lei apresentados
Projeto de Le de autoria da vereadora Maria do Monte – Autoriza a criação do cargo de orientador social no município de Valparaíso de Goiás.
Projeto de Lei de autoria da vereadora Cláudia Aguiar – Dispõe sobre a medida de previsão ao aquecimento de animais de estimação no interior de veículos.
Emenda Modificativa ao Projeto de Lei número 254, de 31 de maio de 2022 que passa a vigorar o artigo primeiro com a seguinte informação: “Fica instituída no calendário oficial de evento de Valparaíso de Goiás a Semana Quebrando o Silêncio, a ser realizado anualmente na semana que antecede o quarto sábado do mês de agosto, em conformidade ao que já acontece em oito países da américa do sul, realizado pela Igreja Adventista do 7º Dia”.
*Texto: Juliana Gentila / Foto: Cleben Lopes