Valparaíso tem profissionais capacitados pela CBF SOCIAL através do Projeto “GOL DO BRASIL”
O município é o primero do estado de Goiás a aderir ao projeto que tem como objetivo utilizar o esporte para a formação de cidadãos.
Através da parceria entre o Governo Municipal, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), a CBF Social finalizou no último sábado, 05, o curso de capacitação de 40 profissionais para a implementação do “Gol do Brasil” em Valparaíso de Goiás.“Gol do Brasil” é um projeto financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
A capacitação dos instrutores, que irão atuar no município, foi feita pelo coordenador técnico da CBF Social, Bruno Rosell, o treinador de futebol de base, Bruno Silva, e o coordenador socioeducacional do Flamengo, Fernando Truyts.
“Para a CBF é muito importante estar aqui na cidade, temos certeza que o projeto vai cumprir com o seu objetivo que é ensinar cidadania utilizando o futebol, uma grande ferramenta para transformar a sociedade, mais especificamente aqui em Valparaíso. A gente tenta facilitar, capacitamos, damos material, mas são vocês que fazem o projeto acontecer, grandes agentes sociais”, afirmou Bruno Rosell.
Durante os cinco dias de curso foram desenvolvidos temas como: O Ensino das Habilidades de Vida, Primeiros Socorros, Futebol Feminino, A Importância da Família no Futebol e Planejamento de Aulas. O último dia foi marcado pelo Festival de Futebol, onde os professores capacitados ministraram atividades para 100 crianças, entre 7 a 13 anos.
“Nem imaginávamos que chegaríamos a esse dia, onde temos um projeto com o carimbo da CBF. Agora esse trabalho vai ser fortalecido e ampliado cada vez mais”, disse o Secretário de Cultura e Esporte, Ricardo Viana, ressaltando o Prefeito Pábio Mossoró como um grande incentivador do esporte desde de 2017.
O Secretário de Finanças, Milton dos Reis, que deslanchou a tratativa para a implementação do projeto, também destacou a importância do Grêmio Desportivo Valparaíso (GREVAL). “Esse sonho saiu do papel através de uma rede de apoio. Não é um projeto individual, é um projeto da cidade que beneficiará a todos“, enfatizou a Diretora Jurídica do GREVAL, Mara Rocha.