Valparaíso

Valparaíso sedia 10ª Conferência Estadual de Saúde

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), a abertura da 10ª Conferência Estadual Saúde, que foi realizada em Valparaíso de Goiás. O tema deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. O evento acontece até amanhã, nas dependências da Faculdade Anhanguera, no bairro Parque Rio Branco.

Alice Groff, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Valparaíso
        Alice Groff, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Valparaíso

A Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da  Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. Em Valparaíso, o Conselho Municipal de Saúde é presidido pela pioneira valparaisense Alice Groff.

O objetivo  é discutir a situação de saúde da população, levantando problemas e propondo soluções. Analisar o resultado das ações e serviços prestados pela secretaria de saúde. Aprovar diretrizes para as políticas de saúde. Eleger os delegados para a conferência estadual de Saúde.

Secretária de Saúde de Valparaíso, Rosângela Palacio                        Secretária de Saúde de Valparaíso, Rosângela Palacio

Os Conselhos de Saúde foram criados em 1937, com a missão de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde.
A Resolução 453/2012 definiu, ainda, que o conselho de saúde deve ser composto por representantes de entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, de entida- des representativas de trabalhadores da área da saúde, do governo e de entidades representativas de prestadores de serviços de saúde.
Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró participou da abertura do evento e deixou registrado: “Foi uma honra participar neste momento importante, para debater a situação da saúde pública, abordando os avanços, levantando problemas e propondo soluções para o melhor atendimento da população valparaisense. Além disso, a iniciativa tratou dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, também sendo aberta para aprovação das diretrizes voltadas às políticas públicas do setor e eleição de delegados para a conferência Estado de Saúde.
Muito obrigado pelo convite. Acredito que é fundamental assegurar o direito à saúde e atenção de qualidade, a participação social, valorizar o trabalho dos profissionais e respeitar a democracia na discussão de diversas temáticas. Um abraço do prefeito Pábio Mossoró e contem sempre comigo”.

O evento tem a colaboração do Governo Municipal de Valparaíso, da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde de Goiás, Conselho Nacional de Saúde, SUS, Secretaria de Estado da Saúde, Governo de Goiás e Governo Federal.

Participaram do evento, o prefeito Pábio Mossoró, a secretária de Saúde, Rosangela Palácio, secretário de Finanças e Planejamento, Milton Reis, secretária de Educação, professora Rudilene Nobre, secretário de Infraestrutura, Dr. Marcus Vinicius, secretário do Desenvolvimento Econòmico, Antônio Reis, secretário de Cultura, Ricardo Viana,  secretário de Saúde de Novo Gama, Júlio Campos. presidente da Casa de Leis de Valparaíso, vereador Flávio Lopes, vereadores, equipe de governo, lideranças, comunidade.

*Da redação / Fotos: SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *