Valparaíso irá receber Unidade de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Autismo
Programa está em andamento em 14 municípios goianos e a unidade de Valparaíso deve ficar pronta em 2024.
A cidade de Valparaíso de Goiás irá receber em breve uma Unidade de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Autismo, através do programa “TE!a Agir”. O anúncio foi feito nesta segunda-feira em Goiânia pelo senador da República Jorge Kajuru. O prefeito Pábio Mossoró e o secretário municipal de Saúde, Neomar Camelo participaram do ato.
A Unidade de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Autismo será um espaço dedicado à oferta de serviços especializados, tratamentos adequados e suporte abrangente para aqueles que vivem com o autismo, assim como para suas famílias, visando o desenvolvimento pessoal, a inclusão social e a cidadania.
O programa está em andamento em 14 municípios goianos e a unidade de Valparaíso deve ficar pronta em 2024.
“A adesão de Valparaíso de Goiás ao “TE!a Agir” é um marco significativo para a nossa cidade e representa um compromisso firme com a inclusão e o bem-estar das pessoas com autismo. Obrigado, senador Kajuru por mais uma vez ser parceiro da nossa cidade e desta vez, estar construindo um futuro mais brilhante e inclusivo para todos os nossos cidadãos”, afirmou o prefeito Pábio Mossoró.
Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo vivam com essa condição, sendo 2 milhões delas no Brasil. Ao longo dos anos, a classificação do autismo sofreu mudanças. Hoje, o Transtorno do Espectro Autista, ou TEA, engloba uma série de níveis, leves, moderados ou severos. O programa debate os caminhos para crianças e jovens autistas terem assegurado seu direito à aprendizagem.