Destaques

Valparaíso de Goiás é a quinta cidade mais verde do Brasil.

Pesquisa do MapBiomas mostra que Rio de Janeiro é capital com mais verde

Uma lista divulgada pelo MapBiomas, que mapeiam o uso de terras, Valparaíso de Goiás, ficou em 5ª lugar como a cidade que contém a maior área urbana verde do Centro-Oeste.

A vegetação considerada são as de pequeno porte, árvores baixas e plantas de jardim.

Os dados são de um levantamento do MapBiomas, rede de universidades, ONGs e empresas de tecnologia que mapeia o uso da terra no país. “Os dados sobre vegetação urbana têm potencial de contribuir com o planejamento e gestão urbana sustentável, permitindo a integração eficaz da vegetação como parte essencial do tecido urbano”, destaca Julio Pedrassoli, da equipe de mapeamento de áreas urbanas do MapBiomas.

Imagens de satélites

Os pesquisadores chegaram aos dados por meio da análise de imagens de satélites. Eles identificaram dentro de áreas urbanas manchas de ao menos 1 mil m² de vegetação rasteira, trepadeiras e árvores de pequeno, médio e grande porte. Os dados são referentes a 2022.

Essas vegetações foram localizadas em parques e praças, unidades de conservação, Áreas de Preservação Permanente (APP), jardins, cemitérios, campos esportivos, hortas, calçadas e canteiros, telhados e paredes verdes, além de áreas abandonadas.

A delimitação de áreas urbanas foi feita a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As cidades com maior taxa de vegetação urbana (% da área coberta por vegetação)

Mesquita (RJ): 65,99%
Nilópolis (RJ): 48,39%
Nova Iguaçu (RJ): 35,68%
Cachoeirinha (RS): 31,61%
Valparaíso de Goiás (GO): 30,65%
Valinhos (SP): 27,56%
Córrego Novo (MG): 27,12%
Porto Murtinho (MS): 27,07%
Santana do Paraíso (MG): 26,56%
Franco da Rocha (SP): 23,91%

Valparaíso de Goiás, com sua gestão comprometida e ações concretas, mostra que é possível conciliar desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. O exemplo da cidade serve de inspiração para outras localidades que buscam um futuro sustentável e equilibrado.
Projetos de reflorestamento, criação de áreas de proteção e campanhas de conscientização têm sido implementados para garantir que Valparaíso continue a ser um exemplo de respeito ao meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *