Goiás

UFG comemora 62 anos com homenagem aos fundadores da instituição

Parte fundamental da história dos goianos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) completa, nesta quarta-feira (14/12), 62 anos. Para comemorar a data, a instituição organizou uma semana de eventos com programação que inclui exposição, mesa redonda, lançamento literário, celebração aos 60 anos da Rádio Universitária e uma solenidade de aniversário, com direito a homenagem aos pioneiros da casa.  Entre eles, está Sebastião Unes, vice-presidente do jornal A Redação e ex-diretor da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além disso, fechando o calendário de eventos, a comunidade acadêmica vai ganhar o retorno do Baile da UFG.

Em relação à homenagem, que ocupa, a partir das 9h desta quarta-feira (14/12), o Centro de Cultura e Eventos da UFG Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, a reitora Angelita Pereira de Lima explica que a intenção é resgatar histórias de personagens que contribuíram para a fundação e construção da UFG em seus primeiros anos, no período de 1958 a 1965. “É uma forma de valorizar toda a história que trouxe a Universidade até o momento atual, mostrar que enfrentar e resistir está no DNA da Instituição, seja em regimes democráticos ou não.”

Completando a programação, sexta-feira (16/12), a partir das 8 horas, é a vez de comemorar os 60 anos da Rádio Universitária. Na ocasião, será servido um café da manhã enquanto servidores da UFG lembram os principais pontos da trajetória da emissora que, entre outras coisas, foi atingida por um grande incêndio em 1978. No sábado (17/12), o Baile da UFG fecha a semana de eventos com chave de ouro. A partir das 20 horas, o Centro de Cultura e Eventos da UFG vai ganhar muita música e animação (ingressos aqui).

Uma semana de atividades

As atividades estão sendo realizadas desde segunda (12/12), quando houve o lançamento da exposição “Jornal 4o Poder – 60 Anos”, uma ode à publicação criada pelo primeiro reitor da UFG, Colemar Natal e Silva, na intenção de noticiar acontecimentos políticos e econômicos do País, e algumas vezes do exterior. No mesmo dia, nomes como o escritor Horieste Gomes, o advogado Aldo Arantes e a jornalista Luiza Guimarães, debateram, com mediação da professora Angelita Pereira de Lima, a conjuntura política na criação, atuação e fechamento do 4º Poder.
Angelita explica que a programação foi pensada para celebrar as lutas e conquistas da instituição, principalmente no ano de 2022, que “está sendo de muita turbulência para as universidades federais de ensino superior (Ifes) no que diz respeito à autonomia universitária e financeira.”

Ainda na segunda também houve o lançamento do Livro da Gestão 2018-2021, apresentando um compilado dos quatro anos da gestão anterior da UFG, conduzida pelos então reitor e vice-reitora Edward Madureira Brasil e Sandramara Matias Chaves. No mesmo evento, a TV UFG lançou o Dossiê Covid, um audiovisual realizado com relatos sobre 15 projetos que atuaram no combate à pandemia de covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *