Troféu Jaburu é entregue aos destaques da cultura goiana
Com casa cheia, foi celebrada na noite desta terça-feira (09/05), no Teatro Goiânia, a solenidade de entrega do Troféu Jaburu, maior comenda cultural de Goiás, que homenageia personalidades e valores da cultura goiana. Foram agraciados com o prêmio principal (uma estatueta em bronze de autoria da artista Neusa Moraes), a escritora Lêda Selma, a professora Nancy Ribeiro e o músico e compositor Fernando Passos Cupertino de Barros.
Além das condecorações, também foram entregues 18 Medalhas de Mérito Cultural, 47 Diplomas de Destaque Cultural do Ano, e três Comendas Especiais para a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Prefeitura de Goiás e uma homenagem especial ao ex-Conselheiro Marley de Freitas, falecido recentemente.
TROFÉU JABURU
As honrarias foram concedidas pelo Conselho Estadual de Cultura, com apoio do Governo de Goiás, por meio das secretarias da Cultura (Secult) e da Retomada. Iniciativa marcou as três últimas edições da premiação, referentes aos anos de 2020, 2021 e 2022 que não foram realizadas devido à pandemia.
Representando o governador Ronaldo Caiado no evento, a secretária da Cultura, Yara Nunes, agradeceu os conselheiros pelo apoio, e ao governador pela confiança nas ações da pasta.
“Todas as ações que temos realizado nos últimos meses não seriam possíveis sem o apoio dos conselheiros e, com a confiança e a valorização que o governador Ronaldo Caiado tem dado a cultura, inclusive colocando recursos e dando possibilidade para que possamos trabalhar e fazermos mais projetos, eu acredito que estamos num caminho muito bom e positivo”, pontuou a titular da Cultura.
O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, enalteceu a volta das comendas.
“É uma felicidade ver essa retomada pós-pandemia sendo feita através da cultura”.
Durante a cerimônia, o presidente do Conselho, Carlos Wiliam, apresentou os conselheiros aos presentes e falou da satisfação da retomada das homenagens, após um período de pausa, e ainda de poder rever tantos colegas.
“Essa é uma festa do Conselho e estou muito feliz porque estou vendo aqui pessoas do Estado inteiro e isso é extraordinário”. O presidente também referenciou, em um tributo especial, o ex-Conselheiro Marley de Freitas, falecido recentemente.
Homenageada da noite, a professora Nancy Ribeiro de Araújo destacou a representatividade do Troféu Jaburu por valorizar as pessoas que fazem cultura.
“Minha caminhada foi palmilhada na convicção de que fazer cultura é trabalho.”
Já a escritora Lêda Selma, honrada com o reconhecimento, ressaltou a importância do contínuo aprendizado na literatura.
“Eu tenho em mim todos os sonhos da literatura e da cultura de Goiás. Isso é a coroação de um trabalho, mas não significa que seja uma realização completa porque a gente está sempre em estado de construção. O escritor e artista sempre tem algo mais a fazer”, frisou a mestra das letras.
Fernando Cupertino agradeceu o Conselho de Cultura pela honra de ser agraciado com o prêmio Jaburu. “O Conselho, ao fazê-lo, enxergando em mim o mérito muito além do que julgo possuir, confere-me uma imensa responsabilidade que é de me igualar as figuras icônicas da nossa cultura que no passado também foram distinguidas com a mesma honraria, de modo especial aquelas da área da música, que é a que represento.”
TROFÉU JABURU: TRÊS SERVIDORES DA ABC
Durante o evento, três servidores da Brasil Central foram homenageados: Cristiano Deveras, Hélverton Baiano e Reny Cruvinel.
Cristiano Deveras recebeu a Medalha de Mérito Cultural na área de Letras, referente ao ano de 2020. Hélverton Baiano foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural, também na área de Letras, de 2021. Reny Cruvinel recebeu o Diploma de Destaque Cultural, na área de Música, de 2021.
RECONHECIMENTO
O Troféu Jaburu é concedido anualmente pelo Conselho de Cultura, e é ofertado às pessoas ou entidades de destaque no cenário da cultura. A poetisa Cora Coralina foi a primeira homenageada pela comenda, em 1980, além de outros relevantes nomes da cultura goiana que também já foram agraciados.
*SECOM