Destaques

Todos contra a Dengue! Prefeitura orienta a população a manter as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti

Em Valparaíso de Goiás. sábado também é dia de trabalho. O governo municipal , em parceria com o Governo do Distrito Federal, realiza neste sábado a ação de “Manejo Ambiental”.
Participam do grande mutirão a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde do DF.
Ao longo desse 20 de maio serão promovidos serviços de enfrentamento às arboviroses. A meta é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti no município de Valparaíso de Goiás, reduzindo a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya. Mais de 300 homens, com cerca de 15 caminhões, 12 carros especiaisestão atuando para realização de fumacê, além de outras máquinas para o combate à dengue.

O trabalho conta também com apoio da Vigilância Ambiental e agentes de combate à dengue, entre esses agentes, muitos lotados na Região Administrativa de Santa Maria, que faz divisa com Valparaíso.

A abertura dos trabalhos aconteceu no bairro Santa Rita e contou com a presença da deputada estadual, Dra. Zeli, do deputado estadual, Wilde Cambão, o secretariado municipal, colaboradores, vereadores, lideranças comunitárias e de moradores da região.
É importante destacar que a Infraestrutura também executará o tapa-buraco, a limpeza urbana, a manutenção da iluminação pública, entre outras atividades“, disse o prefeito Pábio Mossoró.
Com parcerias, trabalho e força de vontade, vamos garantindo o melhor e levando benefícios aos bairros valparaisenses, fortalecendo as ações de limpeza e manutenção urbana. Além disso, contribuímos para melhorar o aspecto das ruas e todas regiões do município. Contamos com a ajuda da população,” concluiu o gestor municipal
Cuidados básicos podem ajudar no combate à DENGUE e de outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti (vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre chikungunya).

Confira algumas dicas para combater os criadouros do mosquito que podem ser feitas em casa:

Garrafas PET e de vidro devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou viradas para baixo;

Os ralos devem ser vedados com telas, principalmente os que estão fora de uso;

A piscina deve estar sempre limpa com cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

Calhas devem ser limpas e niveladas, mantendo-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

Baldes e vasos de plantas devem estar vazios, limpos e guardados em local coberto, com a boca virada para baixo;

Plantas que acumulam água devem ser evitadas ou é necessário que a água seja retirada semanalmente das folhas;

Caixas de água, cisternas e poços devem estar fechados e vedados;

Potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas devem ser limpos e receber areia até a borda para não acumular água;

Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Pneus devem permanecer em local coberto ou com furos para não acumular água.

Vamos juntos combater o MOSQUITO TRANSMISSOR. Quando a população participa, o resultado aparece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *