Região Metropolitana

Tem início a 22ª edição da Festa do Marmelo em Cidade Ocidental

A 22ª edição da Festa do Marmelo teve início na sexta-feira, 12, com Missa de Alvorada da Festa do Marmelo de Cidade Ocidental e Luziânia e aos produtores da região, celebrada pelos Padre Geraldo e Padre Jair .

Esse acontecimento anual tornou-se um dos eventos de maior expressão na cultura ocidentalense, marcando a fusão da tradição rural com a vitalidade urbana. Entre as atrações, destacam-se cavalgadas, folia, missa e a tradicional corrida do marmelo.

A marmelada é um símbolo marcante na história de Cidade Ocidental, é rica em sabor e nutrientes, compõe o cardápio de comidas típicas da região e é até mesmo servida na merenda escolar. Além de seu valor gastronômico, a marmelada é o epicentro da Festa do Marmelo, evento que permeia o imaginário e a cultura popular desde os anos 2000.

A origem da festa remonta à iniciativa dos fiéis da Capela Nossa Senhora D’Abadia, localizada no povoado Mesquita, que buscavam arrecadar fundos para a reforma da igrejinha. Inicialmente focada na construção da igreja, a festa persistiu e, atualmente, ocorre todo mês de janeiro, coincidindo com a colheita do fruto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *