SETEMBRO AMARELO: Campanha Municipal realiza ‘DIA D’ nas escolas
Com o tema central “Girar Gentileza, Gera Sol!”, a campanha remete a força vibrante do girassol que representa calor humano, vitalidade e energia positiva como uma mensagem de apoio às pessoas que necessitam de acolhimento para renovar as esperanças de vida.
Nesta quinta-feira (21/09), o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai promover uma ação em fortalecimento ao Setembro Amarelo com os alunos da rede municipal por meio do “Dia D nas Escolas”.
A campanha do Setembro Amarelo também vai promover no dia 28 de setembro o Dia de Ação da SME, que vai fortalecer ainda mais sobre a conscientização da prevenção ao suicídio.
Setembro Amarelo
Idealizada no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), a campanha do Setembro Amarelo teve sua primeira edição em 2015.
A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo, em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar diretamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público.
Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode participar do Movimento. Mais do que, simplesmente, iluminar locais públicos ou chamar a atenção com ações de impacto, o CVV entende que o Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente, por meio de palestras, debates, simpósios, publicações na imprensa e outras formas de criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento.
Em 2023, no 9º ano da Campanha, o CVV definiu o tema “Acolher é cuidar” para lembrar a importância de oferecer acolhimento, um olhar compreensivo e não julgador, colocar-se à disposição para conversar amigavelmente com quem pede ajuda ou demonstra precisar de ajuda ao nosso lado.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que, praticamente, 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Todos nós devemos atuar, ativamente, na conscientização da importância que a vida tem, e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é muito velado, apesar das quebras de tabus que alcançamos. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Campanha municipal
Por isso que a campanha municipal foi criada para que a voz da solidariedade entre nos ambientes escolares, tornando o tema de educação para a vida uma das formas de combate ao suicídio, fazendo com que as pessoas que passam por essas problemáticas que levam à intenção de morte entendam que não estão sozinhas e podem contar com o apoio e a solidariedade do outro.
GIRAR GENTILEZA, gera empatia, gera amor, girassol! GERA SOL! é o tema a ser trabalhado nas escolas, não somente no mês de prevenção ao suicídio, mas também em vários momentos de projetos escolares, ressaltando mensagens de calor humano, vitalidade e energia positiva que é a simbologia do girassol, como flor do sol.
*SECOM/PMVG