Valparaíso

Servidores da Educação de Valparaíso produzem material científico acerca da governança corporativa da SME

Os servidores também são Mestrandos em Gestão, Educação e Tecnologias da UEG  – Unidade Universitária de Luziânia.

A formação continuada de professores é uma forma de garantir mais qualidade no ensino e melhores condições de trabalho para os docentes.

É um meio de mostrar para a comunidade escolar que a instituição se preocupa com o futuro dos estudantes e valoriza seus profissionais.

Com isso, os servidores da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás (SME), Drielly Neres, Luiz Carlos de Alencar e Simone Adami, têm realizado devolutivas para o município em consonância com os saberes adquiridos no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

A devolutiva mais recente foi a produção do Artigo Científico intitulado “Princípios da Governança Corporativa: Um estudo de caso na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás”.

O material objetivou, de forma geral, identificar se as informações disponibilizadas pela SME, atendem às recomendações necessárias dos princípios norteadores da Governança Corporativa, bem como, de forma específica, pretende apresentar os conceitos afetos à Governança Corporativa, verificar qual o modelo de governança aplicado na SME do município de Valparaíso e conceber a relação entre a tipologia de liderança e a gestão de conflito por meio da Escala Likert.

Apresenta ainda, a seguinte problematização: “Como as políticas de governança relacionadas à ética, transparência e responsabilidade são aplicadas no âmbito da SME Valparaíso de Goiás?”

Os resultados apontaram que o Governo Municipal promove uma articulação significativa entre suas Secretarias.

A SME demonstra, em seu Portal, seguir boas práticas de governança. Exibe, de forma clara e transparente, todos os setores e seus responsáveis com informações para contato imediato e diretos com a respectiva equipe técnica.

Tendo, entre seus principais departamentos, a Superintendência de Gestão da Educação, que coordena a gestão com o caráter administrativo e de infraestrutura, junto às escolas e suas conveniadas; Assessoria de Gestão Financeira dos Fundos e Recursos da Educação, Assessoria Técnica Administrativa, bem como a Assessoria de Planejamento, Projetos e Inspeção Escolar.

Ao serem questionados, se enquanto servidores da SME de Valparaíso de Goiás, identificavam na gestão/governança valores como: transparência; equidade; responsabilidade corporativa; prestação de contas e conformidade, entre os agentes envolvidos, fossem eles, internos ou externos; a maior parte do campo amostral respondeu positivamente.

Esse fator corrobora para a compreensão do viés teórico apresentado pelo município em suas fontes oficiais que denotam consonância com a prática organizacional, vivenciada no cotidiano funcional.

Ademais, quando indagados sobre como avaliam a gestão da Governança na SME de Valparaíso, com base nos documentos norteadores do Órgão, tais como: Regimento Interno, PPP e Organograma, em suma, os resultados também foram positivos e oscilaram entre “excelente” e “boa”.

É de suma importância que a Governança consiga ser transparente a ponto dos servidores acessarem as informações essenciais e fundamentais dos órgãos, sobretudo conseguir relacioná-las com suas práticas laborais, ainda mais no segmento educacional que, geralmente, apresenta inúmeras dissonâncias no que se refere a esse tocante.

Tendo como pressuposto técnico os estilos de Liderança de Likert (1932), amplamente utilizados, onde estabelecem a divisão em quatro tipos, em consonância com o grau de uso de autoridade pelo líder, observa-se que, na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, predomina o Sistema III Consultivo, por ser mais participativo e menos arbitrário no aspecto organizacional.
Esse Sistema permite a discussão de tarefas prévias, comunicação de baixo para cima, segurança e motivação. Todavia, apresenta certa morosidade por depender dos aspectos consultivos.

Segundo o Acórdão Nº 02199/2022 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO), que objetivou verificar o cumprimento das leis de transparência, Valparaíso de Goiás obteve índice de transparência de 91,82%, considerado elevado em consonância com os índices.

Os dados elencados no TCM/GO vão ao encontro do resultado da pesquisa realizada entre os servidores da SME de Valparaíso, apontando que a teoria encontra-se concatenada à prática, no âmbito da governança municipal.

*ASCOM com informações da Comunicação da SME.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *