Goiás

SER Goiás se prepara para nova temporada na rede pública de Goiás

Mais de 300 mil estudantes retornaram às salas de aulas no estado com acesso ao programa “Ser Goiás”, criado para superar as barreiras impostas pela pandemia e que se consolidou potencializando o aprendizado por meio da tecnologia

Aliando inovação tecnológica, acompanhamento por inteligência artificial e a estratégias pedagógicas de impacto positivo, a rede de ensino público de Goiás se consolida como uma das principais referências no cenário educacional brasileiro. O estado alcançou o melhor desempenho do país no ensino médio de acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em 2024, obtendo a maior nota (4,8). Esse resultado é a consequência de uma série de fatores, como os investimentos em estrutura física, inovação pedagógica e objetos digitais multimídia como suporte ao professor e ao estudante, potencializando uma jornada de aprendizado adaptativo e personalizado.
Uma das estratégias pedagógicas é o programa Ser Goiás, realizado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Educação e executado pela Demà Educa. Em execução desde 2021, a iniciativa foi implementada como estratégia para superar os desafios impostos pela pandemia. Este contexto transforma o SER Goiás em uma estratégia contínua de apoio aos professores e estudantes com foco na recomposição de aprendizagens, validando os investimentos em tecnologia e reforçando o compromisso do estado em superar as desigualdades educacionais, como explica a diretora pedagógica da Demá Educa, Kelly Bitencourt.
“Desenvolvemos o Ser Goiás para combinar conhecimento de forma lúdica, com qualidade pedagógica e recurso audiovisual. Durante o período de ensino remoto, os recursos digitais não só engajaram os estudantes, mas também criaram novas possibilidades de ensino. Com a retomada das aulas presenciais em 2021, a experiência digital mostrou sua força e se tornou uma grande aliada dos professores, e tem sido aprimorada ano a ano. Os resultados são notáveis, como o alcance de mais de 98% dos estudantes, 100% das escolas e mais de 60 milhões de exercícios realizados em 2024, um crescimento de 120% em relação ao ano anterior”, declarou.
Com conteúdos multimídias, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Educação Socioambiental e para Sustentabilidade, o programa incorpora ao currículo suporte tecnológico e metodologias interativas e gamificadas que combinam educação e entretenimento para mais de 300 mil estudantes da rede de ensino.
Ser Goiás: educação digital e inclusiva para ampliar as possibilidades do aprendizado

O SER Goiás chega a 2025 repleto de inovações pedagógicas, ampliando a oferta de conteúdos, entre eles os materiais voltados à recomposição de aprendizagens em Língua Portuguesa, Matemática e agora Ciências para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Outra novidade para esta temporada será a participação da 3ª Série do Ensino Médio no Desafio Crescer, estratégia que combina acompanhamento pedagógico e ludicidade. Além disso, serão disponibilizadas quinzenalmente aulas personalizadas para o Ensino Fundamental, trazendo conteúdos contextualizados e alinhados às necessidades de cada etapa escolar.
“As aulas oferecidas pelo programa Ser Goiás nos ajudam muito a relembrar matérias que estudamos em anos anteriores, mas que acabamos esquecendo. Na plataforma, conseguimos interagir e aprender de uma forma interessante. Acho uma ótima maneira de exercitar o cérebro com os jogos e desafios disponíveis. O Ser Goiás me ajudou bastante a me preparar para a prova do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO). Utilizamos experimentos, imagens e outros recursos interativos, especialmente nas aulas de Ciências. É uma forma muito divertida de aprender”, afirma Ana Laura, estudante do 9º ano A no Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Novo Horizonte, em Goiânia.
Com objetos digitais multimídia projetados para reforçar as competências essenciais em diversas áreas do conhecimento e apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes, a iniciativa conta ainda com uma produção audiovisual apresentada em forma de série com conteúdo destinado ao desenvolvimento socioemocional e ao autoconhecimento. Professores e estudantes contam ainda com uma estratégia que fortalece a Educação para a Sustentabilidade, por meio de uma curadoria de conteúdos multimídia com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, trazendo os jovens estudantes para o protagonismo das transformações para o futuro.
Demà Educa: Transformação Educacional Multimídia

A Demà Educa, é um conjunto de soluções multiplataforma de suporte à sala de aula da Fundação Sagres que usa tecnologia, IA, Dados e Comunicação a serviço de uma educação inovadora, multimídia, personalizada e licenciada. O objetivo é apoiar gestores, professores, estudantes e familiares na formação escolar com estratégias de recomposição de aprendizagens e superação de desigualdades educacionais.
O conteúdo pedagógico é desenvolvido por especialistas de diversas áreas, incluindo uma ampla equipe de professores, desenhadores gráficos, desenvolvedores de software, especialistas em neurociência, produtores de conteúdo, atores e roteiristas, entre outros.
Com mais de 7000 aulas disponíveis, 3000 vídeos educativos e 150 horas de conteúdo multimídia, a plataforma combina experiências de aprendizado online e offline, adaptando-se às limitações de conectividade e democratizando o acesso ao ensino por meio de produção audiovisual disponível também pela TV aberta.
A arquitetura pedagógica do Demà Educa é cuidadosamente projetada para seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está plenamente conectada à visão transformadora da Agenda 2030 da ONU, contribuindo ativamente para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Fundação Sagres

A Fundação Sagres é uma instituição, com mais de 20 anos de experiência, inspirada nos princípios da mítica Escola de Sagres, com o propósito de ser uma geradora de TV que difundisse os valores humanos, sociais e coletivos na realidade contemporânea.

Com uma programação educativa e cultural de qualidade, que valoriza o homem, a arte, a ética, a solidariedade, os costumes, a cidadania e a qualificação para o trabalho, oferecemos não só conteúdos alternativos, mas verdadeiras ferramentas de transformação do indivíduo e da sociedade.

É seguindo nessa direção que atuamos em 3 eixos fundamentais: cultura e educação, radiodifusão e assistência social. Ampliando horizontes das comunidades e estimulando cada pessoa envolvida em nossas ações a descobrir seu potencial.

*Jean Corrêa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *