Região Metropolitana

Sede provisória da UFG é inaugurada oficialmente em Cidade Ocidental

O espaço escolhido para funcionamento provisório da Universidade Federal de Goiás será estruturado para receber os alunos a partir do segundo semestre de 2025.

Na manhã de sábado, Cidade Ocidental viveu um marco histórico: a inauguração da sede provisória da Universidade Federal de Goiás (UFG). Localizado na SQ 16, o prédio temporário, financiado pela Prefeitura Municipal, será o ponto de partida para a operação da instituição até a conclusão do campus definitivo, prevista para 2026.

A estrutura provisória terá capacidade para atender 300 alunos, sendo 150 no período da manhã e outros 150 à noite. Os primeiros vestibulares estão programados para o segundo semestre de 2025, e, a partir de 2026, os ingressos também serão realizados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Cidade Ocidental se junta ao seleto grupo de dez municípios que terão campi da UFG, fortalecendo a oferta de ensino superior na região. O campus definitivo contará com um investimento estimado em R$ 60 milhões e terá mais de 100 servidores técnicos e administrativos, que devem ser integrados ao longo do ano de 2026.

Os cursos oferecidos pela UFG no município são voltados para áreas estratégicas e promissoras no mercado de trabalho. Divididos em eixos tecnológicos e de gestão, os estudantes poderão optar por formações como:

 

• Engenharia de Software
• Administração Pública
• Gestão para Saúde Digital
• Segurança Cibernética
• Gestão em Segurança
• Inteligência Artificial

 

Com essa nova etapa, Cidade Ocidental reforça sua posição como um polo educacional e tecnológico no estado. O prefeito destacou a importância do projeto: “A chegada da UFG representa um divisor de águas para nossa cidade. Estamos garantindo aos jovens acesso à educação de qualidade e preparando-os para o mercado de trabalho do futuro.”

A inauguração da UFG marca um importante avanço no acesso ao ensino superior público e gratuito, prometendo impactar diretamente milhares de vidas e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.

*Jornalista: Carla Boa Sorte 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *