Secretaria Municipal de Assistência Social alerta que informações falsas no Cadastro Único serão investigadas
Averiguação por suspeita de fraude pode levar à perda de benefícios sociais e a devolução dos valores já recebidos.
A retirada de integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) e supostas informações falsas relacionadas à separação de casais serão incluídas na averiguação por suspeita de fraude e podem levar à perda de benefícios sociais e a devolução dos valores já recebidos.
O alerta é da Secretaria Municipal de Assistência Social de Valparaiso de Goias, devido ao aumento da procura por atualização do cadastro, com a retirada de cônjuge e filhos, e aumentos do cadastro individual feito por pais e filhos solteiros. A prática tem se tornado comum, uma vez que a retirada de integrantes da família reduz a distribuição da renda, aumentando as chances de ser contemplado com os benefícios sociais.
O cadastro deve ser atualizado pelo menos uma vez ao ano, com informações verdadeiras. Em caso de dúvidas, é preciso procurar a sede do Cadastro Único no, localizada no Bairro Céu Azul.
Para realizar ou atualizar o cadastro, é preciso apresentar os seguintes documentos de cada integrante da família: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento ou divórcio, declaração escolar e comprovante de residência (conta de energia).
O Governo Federal oferece diversos programas sociais para famílias de baixa renda, a exemplo do Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programas Habitacionais, entre outros que são fornecidos por meio do CadÚnico.
*SECOM