Região Metropolitana

Secretaria do Entorno do DF participou de Encontro sobre mobilidade urbana

Seminário em Luziânia ocorre dentro do “Maio Amarelo”, pela conscientização da segurança no trânsito

O Governo de Goiás promoveu nesta terça-feira (28) o 1º Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal em Luziânia. O evento é realizado pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) e pela Secretaria Geral de Governo (SGG), com apoio da Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO). Entre os temas em discussão, a integração e cooperação do transporte público coletivo entre as cidades goianas que ficam no Entorno e Brasília, uma das áreas de atenção da SEDF-GO.

“A melhoria do transporte público coletivo tem sido uma das nossas principais áreas de atuação, porque está relacionada diretamente à qualidade de vida da população. O assunto está em discussão em um Grupo de Trabalho que reúne os governos Federal, de Goiás e do DF.

“Já visitamos o sistema de  transporte de Goiânia e agora estamos conhecendo o de Curitiba, no Paraná. Os dois são sistemas exitosos e queremos implementar experiências semelhantes na nossa região do Entorno”, explicou a secretária do Entorno, Caroline Fleury.

Caroline Fleury está nesta terça em viagem justamente à capital paranaense, Curitiba. Por isso, o chefe de gabinete, Gleiston de Paula, representou a SEDF-GO no Encontro, em Luziânia. Gleiston de Paula participou da mesa de honra e destacou que a Secretaria do Entorno, a pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem buscado soluções para a mobilidade urbana do Entorno.

“Precisamos de um sistema de mobilidade planejado e conectado, com investimentos na educação e na estrutura, incluindo ciclovia, calçamento e sinalização. Tudo isso impacta diretamente na saúde pública ao evitar acidentes”, falou Gleiston de Paula.

O chefe de gabinete ainda destacou que a qualidade do serviço do transporte coletivo também impacta na saúde da população. “Não se pode mais aceitar pessoas ficando três ou quatro horas diariamente apenas se deslocando para ir e voltar do trabalho, é indispensável pensar e colocar em prática um sistema integrado de mobilidade”, complementou.

Também participaram da mesa de honra Cheila Marina de Lima (representante do Ministério da Saúde), Miguel  ngelo Pricinote (subsecretário de Políticas para Cidades e Transportes da SGG), Mayara Coimbra (presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Goiás), Angélica de Amorim Romachelli (representante da Universidade Estadual de Goiás – UEG), Magna Maria de Carvalho (gerente de Vigilância Epidemiológica de Doenças da SES) e Marcelo Lemes de Assis (superintendente municipal de trânsito de Luziânia). Estiveram presentes, entre os organizadores, o Gerente de Políticas de Transporte para o Entorno do DF, Jean Damas da Costa e o Gerente de Políticas para cidades do Entorno do DF, Matheus Duarte de Oliveira.

*Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *