Secretaria de Educação lança Campanha de Incentivo à Leitura em Novo Gama
A iniciativa tem como objetivo aumentar o número de leitores no município e promover as bibliotecas municipais
De acordo com dados da pesquisa Retratos da Leitura, o Brasil perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores. De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%.
Com objetivo de aumentar o número de leitores no município e promover as bibliotecas de Novo Gama, a Secretaria de Educação lançou a campanha ‘Doe um livro, incentive a leitura’. Atualmente, existem duas bibliotecas municipais disponíveis à população.
O projeto também tem como propósito instalar prateleiras de leituras com livros e revistas em locais públicos do município. Segundo Wanderson Simplício, chefe das bibliotecas municipais, com as doações que forem arrecadadas, a iniciativa promete proporcionar maior acesso à literatura.
“A campanha – além de estimular e incentivar a comunidade na leitura e doação de livros – também busca ampliar os acervos das bibliotecas municipais e a instalação das prateleiras nas Escolas Municipais, Postos de Saúde, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Abrigo Casa Lar Esperança”.
Os locais de leitura também funcionarão como pontos de doação e foram estrategicamente escolhidos. Nos postos de saúde, por exemplo, o fácil acesso à leitura tornará o período de espera pelo atendimento uma oportunidade de adquirir conhecimento e cultura.
O chefe das bibliotecas explica, ainda, a importância da campanha e pede ajuda à comunidade na arrecadação de livros, a fim de manter o projeto ativo. “O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e principalmente das pessoas. Queremos agradecer, principalmente, à população que com certeza irá nos ajudar em nossa campanha”.
Para participar, o doador pode entregar os livros em uma das Escolas Municipais, Bibliotecas, Secretarias ou Prefeitura de Novo Gama; de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Os livros e revistas devem estar em bom estado.
Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, listas de endereços e telefones, catálogos de produtos, teses, dissertações, pornográficos e livros com conteúdo de rápida desatualização como códigos da área de Direito e livros de informática.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação e da coordenação das Bibliotecas, com apoio da Prefeitura Municipal de Novo Gama.
*Via assessoria