Secretaria da Educação impulsiona aprendizado com Robótica e tecnologia nos CEPMGs
Docentes desses colégios iniciaram a formação “Educação 4.0: Gestão Pedagógica e Tecnológica no CEPMG” nesta terça-feira, 18
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), promove o projeto “Educação 4.0: Gestão Pedagógica e Tecnológica no CEPMG”. A formação teve início nesta terça-feira (18/03).
O programa é uma parceria com a Positivo Tecnologia, presente em 82 escolas militares do estado. A iniciativa contempla a capacitação de 2.460 professores, que receberão um total de 2.500 horas de formação, além da distribuição de mais de 60 mil livros didáticos para alunos e professores dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs).
A formação tem o objetivo de reforçar o suporte pedagógico na aplicação da Robótica e tecnologia no ambiente escolar.
Transformação tecnológica na Educação
Com o Programa de Robótica Educacional e Educação Tecnológica, os estudantes participam de aulas que integram diferentes disciplinas e desenvolvem habilidades essenciais, como organização, comunicação, raciocínio lógico e pensamento crítico.
A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou a importância da incorporação da Robótica ao ensino de Matemática, Física e Biologia.
“Essa interação é fundamental, pois permite que os conteúdos sejam aplicados de forma mais dinâmica e interativa, tornando a aprendizagem mais envolvente e eficiente”, afirmou.
Ela também ressaltou a abordagem pedagógica da Robótica nos CEPMGs. “A maneira como os CEPMGs utilizam a Robótica para desenvolver as disciplinas faz toda a diferença. Esse modelo inovador torna o aprendizado mais fluido e significativo para os alunos”, afirmou Gavioli.
Modelo para o país
Gerente de Políticas e Gestão dos Colégios Militares da Seduc/GO, o capitão Marcus Vinicius Batista, um dos responsáveis pelo projeto, enfatizou a evolução da metodologia de ensino nos CEPMGs e seu impacto positivo na Educação em Goiás.
“Estamos nos consolidando como um modelo educacional de referência para outros estados. Essa iniciativa fortalece ainda mais o nosso compromisso com um ensino de qualidade”, concluiu.
*Com informações SECOM;GO