Politica

Rua 71 do Jardim Céu Azul é denominada Avenida Dom Afonso Fioreze

Vereador Alceu Gomes é autor da Lei 1494/2021, que nomeia a Avenida que conecta o Hospital Municipal à Paróquia Nossa Senhora de Fátima até o terminal das Vans, no Bairro Jardim Céu Azul de Avenida Dom Afonso Fioreze.

A Lei homenageia Dom Afonso Fioreze, que serviu como bispo da Diocese de Luziânia por mais de uma década. Dom Afonso, que faleceu em 2021, deixou um legado de pastoreio e humildade em todas as cidades da Diocese de Luziânia, especialmente na nossa.

Quem foi Dom Afonso Fioreze

Dom Afonso Fioreze nasceu em Rio Branco do Sul (PR) no dia 1° de junho de 1942, filho do casal Luiz Segundo Fioreze e Ursulina Motin. Ingressou jovem na congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), fazendo a profissão religiosa aos 3 de fevereiro de 1964. Poucos anos depois, em 26 de julho de 1970, recebeu a ordenação sacerdotal em Rio Branco do Sul, depois de cursar Filosofia na PUC-PR e Teologia no Instituto de Teologia de Curitiba.

Antes do episcopado, exerceu as seguintes funções: Vigário paroquial e dirigente da Pastoral da Juventude na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Colombo, de 1970 a 1972; Vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pinto Bandeira (RS); Formador do Seminário Beato Galileu Nicolini e diretor da Escola Cenecista de 1972 a 1977; Vigário paroquial da paróquia São Paulo da Cruz, em Pinheiros, São Paulo (SP), de 1977 a 1993, quando assumiu cargos de governo na congregação Passionista: ecônomo provincial, por nove anos, e superior provincial, por sete anos; Em 1993, foi transferido para Porto das Caxias, Itaboraí (RJ), arquidiocese de Niterói, onde permaneceu como pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição e reitor do Santuário de Jesus Crucificado.

Eleito para o episcopado aos 5 de novembro de 2003, dom Afonso recebeu a ordenação no dia 15 de fevereiro de 2004, na cidade de Curitiba (PR). Escolheu como lema episcopal: “Passio Christi Urget” (A Paixão de Cristo nos impulsiona). Tendo sido apresentado como bispo coadjutor da diocese de Luziânia (GO) no dia 6 de março de 2004, foi nomeado bispo diocesano pelo Papa João Paulo II aos 15 de setembro de 2004, diante da renúncia de dom Agostinho Stefan Januszewicz.

Dom Afonso se dedicou 51 anos de ministério presbiteral, sendo quase 18 anos dedicados ao episcopado

Bispo-emérito da diocese de Luziânia (GO), dom Afonso Fioreze,  faleceu dia 06 de fevereiro de 2021, em decorrência de câncer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *