Recheados doces são os preferidos no Centro-Oeste brasileiro, revela pesquisa
Segmento lidera consumo na região, com mais de 7 mil toneladas em 2024
Na região Centro-Oeste do Brasil, os biscoitos recheados doces lideram as preferências: foram mais de 7,2 mil toneladas consumidas localmente em 2024. É o que revela a mais recente pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em parceria com a Kantar Brasil. O levantamento, divulgado em comemoração ao Dia do Biscoito, celebrado no último sábado, 20 de julho, mostra ainda a popularidade dos biscoitos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Entre os mais de mil tipos de biscoitos comercializados nacionalmente, o ranking da região mostra que, além dos recheados doces, os salgados, como o cream cracker e água e sal, também têm grande relevância. Este segmento representa 16,8% do mercado (7 mil toneladas). Em terceiro lugar da preferência estão as rosquinhas, com 12,4% das vendas (6,8 mil toneladas).
“O Centro-Oeste brasileiro tem uma conexão única com os biscoitos, especialmente os recheados doces, que são os favoritos entre os consumidores dessa região. Essa preferência não só destaca o compromisso das indústrias com produtos de qualidade, mas também celebra a diversidade de gostos e tradições que valorizamos profundamente”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
Presente em quase 100% dos lares brasileiros, os biscoitos de maneira geral ganham cada vez mais popularidade devido à praticidade, saudabilidade e conveniência que oferecem, sendo hoje associados a diferentes momentos do dia. Não é à toa que, com mais de 480 mil toneladas já consumidas em 2024, o produto foi incluído no calendário brasileiro desde 2016, celebrado em 20 de julho como o Dia Nacional do Biscoito.
Sobre a Abimapi
Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 90 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 90 países.
*CDI Comunicação