PROTEÇÃO ANIMAL: PL dispõe sobre a criação de abrigo para cães e gatos
Projeto de Lei de autoria da Vereadora Cláudia Aguiar, apresentado nesta quarta-feira (15), dispõe sobre a criação de um abrigo para cães e gatos em situação de abandono, que tem por finalidade controlar a população de cães e gatos do Município e a proliferação de doenças, resgatar e recuperar animais abandonados, atropelados ou em estado de sofrimento.
Pelo texto da matéria, competirá ao abrigo o resgate, primeiros socorros, castração, vacinação, vermifugação, triagem à adoção, entre outras demandas.
Os animais provenientes de abandono serão recolhidos e o transporte desses animais será feito por meio de veículo adequado, devendo este conter repartições que permitam o isolamento dos animais evitando assim, a propagação de doenças porventura existentes.
Segundo a parlamentar, a criação de um Abrigo Municipal de Cães e Gatos tem como objetivo o controle populacional, a prevenção de doenças e ainda, amenizar o sofrimento dos animais que são abandonados nas ruas sem amparo da sociedade. “Os maus-tratos aos animais é uma das práticas criminosas que mais cresce a cada dia, e por isso, o Poder Público deve garantir a proteção ao meio ambiente adotando iniciativas de imediato”, pontuou Cláudia Aguiar.
*Texto: Juliana Gentila / Fotos: Cleben Lopes