Politica

Projeto de Lei determina inserção de farmacêuticos nas equipes de visitas Saúde da Família

Foi apresentado na Sessão desta sexta-feira, 10 de fevereiro, Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a incluir profissional farmacêutico nas equipes de visitas domiciliares na composição das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), e junto aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

A prerrogativa, segundo o vereador Walison Lacerda, é uma forma de garantir o acesso dos cidadãos aos meios técnicos necessários para ações de programação e recuperação da saúde dos indivíduos.

Pelo texto da matéria, a atuação do farmacêutico acontece por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e inclui ações de dispensação de medicamentos e orientação farmacêutica, visitas domiciliares, apoio matricial às equipes de saúde, atendimentos individuais e compartilhados, além da participação em grupos de saúde interdisciplinares.

“O farmacêutico, além de atuar na gestão do medicamento, auxilia na construção do cuidado da saúde dos usuários, acompanhando seus tratamentos, contribuindo com a equipe na promoção da saúde e qualidade de vida desses sujeitos”, destacou Walison Lacerda.

*Juliana Gentila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *