Região Metropolitana

Presidente da AMAB destaca parcerias para o desenvolvimento da região do Entorno em 2025

Pábio Mossoró termina, no final do mês, sua gestão à frente da AMAB e da Prefeitura de Valparaíso

A Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) tem um papel fundamental em consolidar uma política de integração entre os municípios do Entorno e o Distrito Federal. Cabe à entidade formular estratégias de desenvolvimento conjunto, garantindo que os municípios possam lidar melhor com os impactos da urbanização crescente e os desafios socioeconômicos que essa região enfrenta.

Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), que também preside a AMAB, expressou sua felicidade por concluir com êxito o seu segundo mandato à frente do Executivo municipal e da associação. O gestor destacou a importância dessa trajetória política, o trabalho realizado em conjunto com os outros prefeitos da região e as parcerias encaminhadas para o próximo ano.

Hellen Lopes – Neste final de mandato, o senhor poderia fazer um balanço de sua gestão à frente da AMAB?

Pábio Mossoró – Estou muito feliz de poder finalizar o meu segundo mandato como prefeito da cidade de Valparaíso e também à frente da AMAB. Quero agradecer aqui todos os prefeitos que compõem a associação. São 33 municípios, 29 do Estado de Goiás e quatro de Minas Gerais. Agradeço, ainda, a toda a diretoria que esteve composta comigo nessa gestão, que cumpriu o seu papel de aproximar as demandas dos municípios da nossa região com o Governo Federal e o Governo de Goiás. Estarei à frente da AMAB até o dia 31 de dezembro e, após essa data, o prefeito eleito Marcus Vinicius (MDB) assume interinamente até que possa ser realizada uma nova eleição, prevista para fevereiro ou março. Nós estamos deixando a casa organizada, com um saldo positivo e todos os seus fornecedores pagos. E, certamente, quem assumir a AMAB, vai dar continuidade a esse trabalho, porque nós sabemos a importância das cidades da região do Entorno. São municípios fortes, que precisam estar unidos para que possamos, juntos, trazer benefícios para essa região.

Hellen Lopes – O senhor tem participado de reuniões com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para discutir ações conjuntas em benefício da Ride. Como estão essas parcerias para 2025?

Pábio Mossoró – No início deste mês, nós firmamos um termo de cooperação técnica com a Sudeco com um plano de ações voltadas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental nos municípios cooperados. A parceria reflete o nosso comprometimento em buscar o diálogo com o governo e gestores, para melhorar a vida da população da nossa região. Outra parceria importante foi com o Ministério da Defesa por meio do Projeto Rondon, com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios da região do Entorno.

Hellen Lopes – E com o Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride)?

Pábio Mossoró – Um dos maiores avanços foi a conquista de um assento no Conselho, que permitirá uma participação mais ativa na deliberação das demandas específicas dos municípios da região do Entorno. Essas ações são muito importantes para que os municípios fortaleçam ainda mais os seus vínculos, tanto com o Governo Federal, quanto com a Sudeco e o Governo do Distrito Federal (GDF). Além do Coaride, a AMAB também participa do Conselho de Saúde, tendo como pauta principal a pactuação da saúde nos municípios do Entorno de Brasília. Muitos moradores da região percorrem cerca de 900 quilômetros para poder ter uma consulta, fazer uma cirurgia ou algo mais complexo.

Hellen Lopes – Prefeito, gostaria de fazer mais alguma consideração?

Pábio Mossoró – A revisão do estatuto da AMAB está em andamento e o próximo presidente da associação terá a oportunidade de implementar essas mudanças e dar um importante passo na melhoria dos serviços, por meio de consórcios entre municípios.
*Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *