Valparaíso

População de Valparaíso ganha sessões gratuitas de cinema

Ação integra Projeto Cine Goiás Itinerante

Os moradores de Valparaíso, no entorno do Distrito Federal, vão poder sentir, de graça, um gostinho antecipado do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que ocorre na cidade de Goiás entre os dias 13 e 18 de junho. Isso porque a cidade recebe a partir desta segunda-feira (29/5) o Projeto Cine Goiás Itinerante que vai levar até o município três animações presentes na programação da maior festa cinematográfica goiana.

A iniciativa, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ocupa até sexta-feira (2/5), o Auditório da Secretaria de Educação, onde as sessões serão exibidas pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 16h.

Entre os filmes escolhidos, está “O casamento da Ararinha Azul”. A obra conta a história de uma ararinha-azul cujo marido é capturado por traficantes de animais em extinção, logo após o casamento. Ela conta com a ajuda de Ará (um menino mágico) e de outras crianças para reencontrar o seu amado. As outras produções são “A natureza agradece” e “As águas que brotam no Cerrado”.
Roteiro

Depois de Valparaíso, a iniciativa segue para o Fica, na cidade de Goiás. As sessões serão exibidas em uma estrutura móvel que será montada em diversos pontos do Caminho de Cora.

Em seguida, o Cine Goiás Itinerante contempla os municípios de Corumbá de Goiás (5/6), Pirenópolis e Caxambú (6/6), Cocalzinho (7/6), São Francisco de Goiás (8/6), Jaraguá e Vila Aparecida (9/6). A estimativa de público para o mês de junho é de mais de cinco mil pessoas.

O projeto
O Cine Goiás Itinerante tem o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área. Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do Fica e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios.
*via Secretaria da Cultura – Governo de Goiás
(FOTO: SECULT/GOVERNO DE GOIÁS)
(FOTO: SECULT/GOVERNO DE GOIÁS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *