Politica

Polícia Legislativa da Alego é destaque

Estrutura realizou 1.230 atendimentos policiais e 83 processos investigativos bem-sucedidos em 2024, garantindo a segurança de parlamentares, funcionários e visitantes do Palácio Maguito Vilela.
Em 2024, a Secretaria da Polícia Legislativa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) desempenhou papel de destaque para a segurança da instituição. Sob a gestão do secretário e major da Polícia Militar, Werlen Vieira da Silva, foram contabilizados 1.230 atendimentos policiais e 83 processos investigativos bem-sucedidos, e sem registro de qualquer ocorrência grave, como homicídio ou roubo. Além disso, houve um aumento de cadastro entre as pessoas que passaram pela Alego superior a 96 mil visitantes e 2 mil servidores.

Em nome do titular da pasta, o assessor adjunto coronel Marcos de Bastos falou sobre as principais atividades da Secretaria da Polícia Legislativa. Ele lembra que compete à Polícia Legislativa implementar as seguranças orgânica e dignitária da Alego. A segurança orgânica cuida da integridade física dos visitantes, servidores e do patrimônio, enquanto que a dignitária é referente à segurança dos deputados e demais autoridades que passam pela Casa de Leis.

Entre as principais intervenções das corporações policiais da Alego em 2024, Bastos destaca a visita do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL-RJ), quando veio receber o Título Honorífico de Cidadania Goiana, homenagem proposta pelo deputado Amauri Ribeiro (UB). Nesse evento, calcula-se mais de 5 mil pessoas espalhadas no hall de entrada da Alego, no Plenário Iris Rezende Machado e no Auditório Carlos Vieira.

Marcos lembra que Bolsonaro veio para cá vulnerável com relação à sua equipe de segurança. “A segurança do ex-presidente foi um grande desafio, haja vista aquele episódio da facada, e nós conseguimos realizar nossa função mesmo com a interferência de pessoas da sua comitiva. Aqui, nós temos a circulação de milhares de servidores e visitantes, diariamente, que percorrem diversas áreas da Alego, não só para falar com os deputados, mas também para frequentar as lanchonetes e o restaurante Cora, por exemplo. Portanto, essas operações com dignitários são muito complexas.”

Números

O número de participações ativas de segurança da Polícia Legislativa durante 2024 impressiona: foram 102 sessões ordinárias, 243 sessões solenes, 163 comissões, 37 audiências públicas, 88 eventos externos e 335 procedimentos de cautela de armas brancas e de fogo.

Segundo Bastos, ao todo são 24 policiais e mais 74 seguranças, preparados para exercer as atividades subsidiárias à da polícia. O assessor enfatiza que a função central de policiamento na Alego é dar o primeiro atendimento de contingência dos problemas e, posteriormente, o encaminhamento para cada situação.

“Sempre a primeira intervenção de segurança é a nossa, em parceria com dois grandes aliados que nós temos, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Caso ocorra um incêndio, por exemplo, nós temos que estar preparados para os primeiros socorros, pois, ao invés de ajudar, os bombeiros podem encontrar uma situação bem pior da que deveria estar”, salienta.

Marcos Bastos avalia uma crescente evolução de toda equipe para este ano. Em 2024, foram realizados seis processos de aquisição de equipamentos e 749 procedimentos logísticos. Além disso, é o terceiro ano da gestão do deputado Bruno Peixoto (UB) no comando do Legislativo, com um programa de qualidade em execução, dividido em três fases.

“A primeira, realizada em 2023, foi a priorização das intervenções para identificar as melhorias que precisavam ser feitas. No segundo ano, em 2024, nós programamos as melhorias, inclusive realizamos seis cursos e palestras, promovidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e outros três cursos, promovidos pela Secretaria da Polícia Legislativa da Alego. Já em 2025, será a fase da automação, a implementação das melhorias e das inovações”, destaca Bastos.

*Agência Assembleia de Notícias – Rogério Rezende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *