Região Metropolitana

Pirenópolis inaugura primeira estação pública de carregamento para carros elétricos

Cidade turística goiana investe em tecnologia para oferecer infraestrutura pública em eletromobilidade

Um setor em expansão. Uma cidade turística de reconhecimento nacional e patrimônio cultural da humanidade. A YellotMob acaba de chegar a Pirenópolis (GO) e, através de uma parceria com a prefeitura da cidade e restaurante Chico de Sá, inaugura a primeira estação pública de carregamento para carros elétricos da região. A empresa goiana é uma das pioneiras ao oferecer o serviço, através do YellotMob. Segundo a plataforma da companhia, já existem 30 estações públicas de carregamento no Estado. Com isso, Pirenópolis sai na frente ao investir no desenvolvimento sustentável, oferecendo uma cidade turística mais inteligente e ambientalmente correta através da mobilidade elétrica.
A iniciativa é bem vista considerando que o preço de combustíveis é cada vez mais alto e a frota de veículos elétricos no país tende a crescer nos próximos anos. “Além de ser um diferencial em comodidade aos moradores e turistas, a estação de carregamento para veículos eletrificados, sinaliza uma cidade aberta à mobilidade elétrica, um setor necessário e em crescimento exponencial, que num futuro próximo será a realidade para a maioria da população no país. Economia também é um fator decisivo para quem adquire um carro elétrico. Portanto, as cidades precisam se antecipar à modalidade em curto/médio prazo”, avalia Pedro Bouhid, diretor executivo da Yellot.
É um ciclo virtuoso que só tende a crescer. O setor automobilístico já entendeu essa demanda e tem atuado para oferecer mais modelos ao mercado consumidor. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), triplicou o número de carros deste tipo em circulação no País nos últimos três anos. Isto porque, nos cinco primeiros meses de 2022 havia 142 modelos de veículos leves eletrificados à venda no Brasil. Em 2023, no mesmo período, o leque de ofertas foi expandido para 216 modelos. Colabora para essa expansão, o aumento da infraestrutura, com mais eletropostos e pontos de recarga, que servem como incentivo para quem deseja adquirir um veículo com esses diferenciais.
A tendência é de uma melhor oferta de abastecimento – o que inclui locais públicos, espaços corporativos, grandes centros comerciais como shoppings e supermercados -, e o crescimento de uma frota nacional cada vez mais eficiente em todos os aspectos”, celebra Pedro Bouhid.
Em Pirenópolis (GO), a primeira estação pública de carregamento elétrico está localizada na Rua Nossa Sra. do Rosário, 2 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000. A solenidade de lançamento ocorre nesta quarta-feira, dia 21 de junho, às 17h, em frente ao Chico de Sá e será prestigiada por autoridades municipais e empresariado local.
ALGUNS DADOS
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE):
*A tendência de crescimento do setor é impulsionada tanto pelo avanço tecnológico dos veículos elétricos quanto pelas políticas públicas de incentivo, a exemplo de isenções fiscais e a ampliação da infraestrutura de recarga.
*Em 2020, os veículos 100% elétricos representavam 4% do total de eletrificados (801, sobre 19.745) enquanto em 2021, essa participação pulou para 8% (2.851, sobre 34.990).
O ano de 2022 fechou com números muito representativos para o setor no país, sendo 49.245 unidades emplacadas (entre modelos híbridos, híbridos plug-in e elétricos) – mais que o dobro do ano anterior; um market share de 2,5% em relação ao total de emplacamentos domésticos no mesmo período (1.957.699) e uma frota eletrificada total circulante de 126.504 veículos. Os dados consolidaram um crescimento de 41% na comparação com 2021, quando 34.990 veículos ganharam oficialmente as estradas.
Maio de 2023, marca um recorde nacional de emplacamentos na série histórica ABVE. Dos 6.435 eletrificados vendidos em maio, 50,2% foram híbridos HEV (3.228) e 49,8% foram elétricos plug-in PHEV ou BEV (3.207). No acumulado de janeiro a maio, dos 26.014 eletrificados, 52,8% foram veículos híbridos não plug-in (13.745) e 47,2% foram elétricos plug-in (12.269).
Nos seis primeiros meses de 2023 os brasileiros já compraram 8.423 carros elétricos usados com previsão de chegar a 17 mil até dezembro. Isso representa um salto de 98% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a Bloomberg New Energy Finance, até 2040, cerca de 30% da frota global de veículos de passeio deve ser elétrica e 57% de todas as vendas de carros serão de elétricos.
Sobre a Yellot
Referência em energia limpa no Centro-Oeste, a Yellot foi fundada em 2016 por três empresários – Pedro Bouhid, Jilson Brasil e Carlos Bouhid. Por seu pioneirismo, rapidamente ganhou projeção ao desenvolver projetos, instalações e consultoria em energia solar. Inicialmente atuando com a marca Dusol e entregando projetos de excelência nos escritórios de negócio em Goiânia (GO) e Brasília (DF), seus fundadores logo perceberam novas oportunidades de mercado, indo além das soluções em energia solar, a começar pelo nome.
Evoluindo e abrindo caminhos para ainda mais inovação e possibilidades em energia limpa, em abril de 2022 nasceu a Yellot. A empresa traz um portfólio ainda mais completo para atender empresas, indústrias, residências e agronegócio, com ênfase para grandes projetos. Com a Yellot, a empresa deixa explícito que o sol não é o limite, mas sim o início de um processo contínuo de inovação, ancorado em tecnologia e soluções que visam economia e sustentabilidade.
*Dienys Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *