Pesquisas mostram Baldy como o candidato que mais cresce para o Senado
Comparando de um instituto para o outro, Alexandre Baldy quase triplicou seus números em poucos dias
De acordo com as últimas pesquisas eleitorais no estado de Goiás divulgadas após o início oficial da campanha, para o Senado, o candidato Alexandre Baldy (PP) foi o que mais cresceu na intenção de votos. A nova rodada da pesquisa Real Time Big Data, divulgada na noite desta quinta-feira (25) pela Record TV Goiás, mostra o candidato progressista com 7% das intenções de votos. De acordo com outra pesquisa, do Ipec/TV Anhanguera, divulgada nesta sexta-feira (26), Baldy tem 4% na intenção de voto dos eleitores.
Todos números bem superiores a uma das primeiras pesquisas após-campanha. No dia 21, a pesquisa Serpes/O Popular mostrou que o candidato era o preferido de 2,5% dos eleitores. Ou seja, comparando de um instituto para o outro, Alexandre Baldy quase triplicou seus números em poucos dias de diferença.
Se considerado a margem de erro da pesquisa Ipec/TV Anhanguera, por exemplo, que é de 3 pontos percentuais, Baldy encostaria no terceiro colocado com 7 pontos percentuais. Os números foram avaliados como positivos pelo candidato, que acredita que o fato de já ter percorrido mais de 60 municípios desde o dia 15, pode ter influenciado nesses resultados e afirma que ainda há uma margem muito grande para crescer.
Ele afirma que a maioria do eleitorado deixa para decidir em quem realmente vão votar a partir da segunda quinzena de setembro. “Após esse período, o eleitor está mais consciente de quem são verdadeiramente os candidatos e pode avaliar melhor cada cenário”, ressalta.
Baldy acredita ainda que com o início da propaganda partidária obrigatória, com o eleitor tendo ainda mais acesso às informações de campanha dos candidatos na TV e no rádio, esses números vão melhorar ainda mais. A propaganda teve início nesta sexta, com veiculação de material de campanha de candidatos a governador, senador e deputados estaduais.
Indecisos
O número de eleitores indecisos identificados nas pesquisas ainda é muito alto e pode abrir uma gama de oportunidades para os candidatos este ano. Na pesquisa Serpes/O Popular, esse índice era de quase 27%. Já neste último levantamento da pesquisa Ipec/TV Anhanguera, o total foi de 19%. Isso desconsiderando os eleitores que alegaram que votariam em branco ou nulo para o Senado.
Para Baldy, esses eleitores indecisos são uma grande oportunidade a ser considerada. “Meu desafio é fazer que esse número elevado de indecisos conheça meu nome, levar meu projeto, transmitir minhas realizações ao conhecimento dos goianos”, destacou o candidato.
As intenções de voto em branco e nulo totalizaram 15% na pesquisa Ipec/TV Anhanguera. Já os dados da Serpes/O Popular, o índice foi de quase 10%.
*Rhudy Crysthian