Destaques

Pesquisa Serpes: Caiado lidera com 47,7%; Mendanha tem 19,7%

Governador venceria no 1º turno

O governador Ronaldo Caiado (UB) abre vantagem na liderança das intenções de voto para a eleição ao Governo de Goiás deste ano, segundo levantamento feito pela Pesquisa Serpes. Caiado tem 47,7% das intenções de voto entre os entrevistados. Gustavo Mendanha (Patriota) aparece em 2º lugar, com 19,7% das intenções.

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 17 de agosto e ouviu 801 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi divulgada neste domingo (21/8) pelo jornal O Popular. O deputado federal Vitor Hugo (PL) aparece em 3º lugar com 3,7% das intenções de voto. Wolmir Amado (PT) tem 0,6% e Cíntia Dias (PSOL) tem 2,2%. Os demais candidatos possuem 1% das intenções de voto ou menos. Além disso, 18,2% dos entrevistados ainda estão indecisos e 5,7% vão votar em branco ou anular o voto.

Caso as eleições fossem hoje, Caiado obteria mais de 62% dos votos válidos e venceria no 1º turno. Em caso de segundo turno, Caiado venceria em todos os cenários. Contra Mendanha, o governador venceria por 54,6%, contra 28,1% do ex-prefeito de Aparecida. Enfrentando Vitor Hugo, seriam 49,3% para o governador contra 13,7% do deputado.

Espontânea
O governador Ronaldo Caiado também lidera a disputa pelo governo de Goiás no levantamento espontâneo – quando não é apresentada cartela com os nomes dos candidatos. Caiado é citado por 23,3%, 6,1 pontos porcentuais a mais do que registrava em julho.

Em segundo lugar, Gustavo Mendanha tem 11,4% na espontânea. Major Vitor Hugo registra 1,6%; Cintia Dias, 1%. Também foram citados na espontânea o professor Pantaleão (UP), com 0,6%; e Edigar Diniz, com 0,1%. Dos eleitores, 57,9% não escolherem candidato nessa simulação.

Votos válidos
Em votos válidos, quando são excluídos nulos, brancos e eleitores dispostos a não votar, o governador Ronaldo Caiado chega a 62,9% das intenções de voto na pesquisa Serpes/O Popular. Em segundo lugar, Gustavo Mendanha registra 25,8%. A vantagem do governador sobre o candidato do Patriota é de 37,1 pontos porcentuais.

A Justiça Eleitoral utiliza a contagem de votos válidos para a divulgação do resultado das eleições. Para que a eleição majoritária seja encerrada em 1º turno são necessários 50% dos votos válidos mais um. Portanto, no atual cenário, Caiado seria reeleito com quase dois terços dos votos válidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *