Social

Paróquia de São Maximiliano Kolbe realiza festa do padroeiro do Valparaízo II

São Maximiliano Maria Kolbe foi um exemplo brilhante do amor incondicional ao próximo, oferecendo sua própria vida para salvar um companheiro no campo de concentração nazista de Auschwitz. Sua devoção a Nossa Senhora também foi notável, pois ele fundou a Milícia da Imaculada, buscando propagar a mensagem do Evangelho através do amor materno de Maria.

O bairro de Valparaíso II comemorou com muita festa a celebrações de seu padroeiro, São Maximiliano Kolbe, iniciada no dia 05 de agosto, com a novena em louvor ao padroeiro e culminou com a Missa Solene, realizada na paróquia, no dia dedicado ao santo.

Na homilia da abertura da festa, o pároco Padre José Flávio, lembrou que o santo conheceu profundamente Jesus Cristo.

Na infância ele teve uma experiência com a mãe de Jesus e suas atitudes vão corresponder ao chamado do Mestre. Na vida adulta se preocupou em espalhar a Boa Nova, com as mesma atitudes de Cristo, com paz, fraternidade, com acolhimento e compaixão. A prova máxima de que conheceu profundamente o Evangelho foi o seu martírio”, disse.

Frei José Adriano, hoje pároco da Igreja de São Maximiliano de Águas Lindas
         Frei José Adriano, hoje pároco da Igreja de São Maximiliano de Águas Lindas

Durante os festejos foram lembrados os fundadores, assim como os padres que passaram pela comunidade e também Dom Waldemar, que  sempre acompanhou e incentivou a paróquia.

Padre Adonias
                                        Padre Adonias, hoje em Luziânia

O Padre Adonias e o Frei José Adriano, que já atuaram na Paróquia, atendendo convite do padre Josè Flavio , celebram Missa e puderam rever os paroquianos e o progresso da Igreja. Foram momentos de muita emoção e muitas recordações.

O prefeito Pábio Mossoró, compareceu ao evento participando da Missa e da festa social, O gestor aproveitou para agradecer o carinho e o respeito da comunidade católica.

Após a Missa da noite, teve a festa social, com barraquinhas de comidas típicas e show ao vivo, um evento repleto de fé, alegria e união, que aconteceu ao longo de três dias especiais: 11, 12 e 13 de Agosto.

Os cantores, Igor Rafael, Rick e Rangel e Junior Maranhão deram um brilho especial ao evento.

Conheça a história de São Maximiliano Kolbe

Raimundo Kolbe nasceu em 1894, na Polônia, numa família operária que o introduziu no seguimento de Cristo e, mais tarde, ajudou-o entrar para a família franciscana, onde tomou o nome de Maximiliano Maria.

Ao ser mandado para terminar sua formação em Roma, Maximiliano, inspirado pelo seu desejo de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Maria Imaculada, fundou o movimento de apostolado mariano chamado ‘Milícia da Imaculada’. Como sacerdote foi professor, mas em busca de ensinar o caminho da salvação, empenhou-se no apostolado através da imprensa e pôde, assim, evangelizar em muitos países, isto sempre na obediência às autoridades, tanto assim que deixou o fecundo trabalho no Japão para assumir a direção de um grande convento franciscano na Polônia.

Com o início da Segunda Grande Guerra Mundial, a Polônia foi tomada por nazistas e, com isto, Frei Maximiliano foi preso duas vezes, sendo que a prisão definitiva, ocorrida em 1941, levou-o para Varsóvia, e posteriormente, para o campo de concentração em Auschwitz, onde no campo de extermínio heroicamente evangelizou com a vida e morte. Aconteceu que diante da fuga de um prisioneiro, dez pagariam com a morte, sendo que um, desesperadamente, caiu em prantos:

“Minha mulher, meus filhinhos! Não os tornarei a ver!”. Movido pelo amor que vence a morte, São Maximiliano Maria Kolbe dirigiu-se ao Oficial com a decisão própria de um mártir da caridade, ou seja, substituir o pai de família e ajudar a morrer os outros nove e, foi aceita, pois se identificou: “Sou um Padre Católico”.

A 10 de Outubro de 1982, o Papa João Paulo II canonizou este seu compatriota, já beatificado por Paulo VI em 1971.

*Por Rosângela Méri

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *