O sonho de ter a Universidade Federal do Entorno está próximo de se tornar realidade.
EXPANSÃO – UFG retoma ações para implementação do Câmpus Cidade Ocidental
Na manhã deste sábado (25/03) a deputada Dra Zeli visitou o local onde será construído o Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Cidade Ocidental, que vai atender todo o Entorno com Educação Superior pública, gratuita e de qualidade.
“Sei que esta é uma demanda antiga e agora, e a retomada das ações de implementação do novo campus vai trazer grandes benefícios para a população de Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Luziânia e outros municípios da região.
Agradeço ao nosso prefeito de Valparaíso Pábio Mossoró, um dos maiores idealizadores dessa Universidade Federal do Entorno, ao deputado federal Rubens Otoni pelo empenho; ao prefeito de Cidade Ocidental Fábio Correa, aos vereadores e as lideranças políticas que se dedicaram para assegurar essa conquista. Contem com o meu trabalho e parceria para levarmos ainda mais desenvolvimento, educação e qualidade de vida à população do Entorno”, disse a parlamentar
Estavam presentes ao evento: a Magnífica Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; o Vice-reitor Jesiel Freitas Carvalho; os deputados federais Rubens Otoni e Leda Borges; a deputada estadual Dra. Zeli; o deputado estadual Wilde Cambão a primeira dama do município, Marli Lessa; o vice-prefeito Lulinha; o secretário municipal de Educação, Anderson Luciano; a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Rosalea Rodrigues e o secretário de Infraestrutura, Fernando Fornalha; o presidente da Câmara Municipal, vereador Saulo Budin; a coordenadora do CRE, Carla Moreno e os vereadores: Zé Divino, Rony Gás, Clauber Morlé, Pastor João Lázaro, Erasmo Carlos, Railson Rodrigues, Robson Medeiros e Plácido Cunha (Valparaíso de Goiás), diversos convidados da prefeitura do município.
Feliz com a chegada de um novo Campus para atender a região do Entorno do DF, o deputado Rubens Otoni disse: “Participei desde o início deste sonho e agora com o governo Lula comprometido com um ensino superior público e de qualidade, temos todas as condições de torná-lo realidade”
“A instalação do campus da UFG (com o curso de Medicina) é um grande passo para a educação e para o ensino superior na Região Metropolitana do Entorno (RME)“, afirmou o deputado Wilde Cambão
A reitora Angelita Pereira de Lima, se reuniu com representantes do município de Cidade Ocidental, no início do mês, para discutir sobre o projeto no Entorno de Brasília. A reitora fez um relato sobre o histórico do Câmpus Cidade Ocidental da UFG.
O Câmpus foi criado em 2011 e na sequência foram publicados editais para a doação de área onde pudessem ser construídas as instalações. Após quatro chamadas, finalmente surgiu uma empresa disposta a doar uma área. Em maio de 2015, foi oficializada a doação de um terreno de 500 mil metros quadrados pela Empresa Sul Americana de Montagens (Emsa) para a construção de unidades acadêmicas no município de Cidade Ocidental, que fica no entorno do Distrito Federal.
Angelita disse que, desde então, a Universidade não obteve as condições para a implementação do Câmpus, pois a ação depende de recursos, principalmente os financeiros. “O que mudou agora é que temos uma sinalização positiva do governo federal para a expansão, por isso instauramos uma comissão para a realização do projeto e estamos articulando o apoio junto às lideranças políticas do município”.
A gestora mencionou que a Universidade conseguiu uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para o cercamento da área, onde foi inaugurada neste sábado,
a placa do Câmpus Cidade Ocidental da UFG. Os cursos que serão oferecidos no novo câmpus ainda dependerão de levantamento de dados sobre a realidade regional.
Ainda foi ressaltado que a inauguração depende de questões que não passam apenas pela construção dos espaços físicos, como também pela formação de equipes de trabalho que vão atuar no local, além da definição de quais cursos serão abrigados no local.