O 33º Batalhão da PM está com novas instalações
Após passar por uma grande reforma, o 33°BPM inaugurou as novas instalações e o Núcleo Maria da Penha reunindo líderes do poder executivo e legislativo municipais, representantes do poder judiciário de Cidade Ocidental, forças policiais e órgãos atuantes no atendimento às vítimas de violência doméstica.
O BPM desenvolve um projeto de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência integrado com a Polícia Civil, Polícia Penal, GCM, Poder Judiciário, Secretaria Municipal da Mulher e setor privado na aplicação de um protocolo mais efetivo de proteção, garantindo o afastamento do agressor, acolhimento, suporte e atendimento jurídico voltado para as vítimas.
Para executar a reforma e adaptar as instalações para o melhor acolhimento possível, a Polícia Militar contou com os investimentos do Ministério Público através dos recursos oriundos de transações penais e pecuniárias. “Esse investimento é necessário para combater o câncer que é a violência contra a mulher na sociedade”, enfatizou o promotor de justiça do Fórum de Cidade Ocidental, Dr. Rodrigo Martins que completou dizendo ser essencial esse esforço em conjunto para que as vítimas sejam adequadamente tuteladas.
Para o Juiz de Direito do Fórum de Cidade Ocidental, Dr. Pedro Henrique, as verbas foram bem aplicadas em Cidade Ocidental, auxiliando os efetivos policiais que atuam na causa da violência doméstica e demonstram o compromisso com a cidade. “Hoje a Vara Criminal de Cidade Ocidental está entre as 3 melhores do estado de Goiás, entre mais de 70 unidades. E isso é fruto do resultado de um trabalho em conjunto”, afirmou ele.
As obras também contaram com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da mão de obra das secretárias de meio ambiente e infraestrutura. “A reforma do Batalhão veio a calhar porque temos um efetivo que tem feito a diferença no nosso município”, parabenizou o secretário municipal de segurança, Rivadávia Neto.
“Cada tempo é uma demanda e através desses parceiros vamos conquistando credibilidade para executar as nossas ações. E esse investimento que recebemos resultará em um atendimento de melhor qualidade e efetividade”, afirmou o comandante do 33º BPM e ten cel, Anderson Chrisóstomo.
A deputada federal, Lêda Borges que preside Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher esteve presente na solenidade e trouxe dados alarmantes – nos últimos 6 meses foram mais de 100 feminicídios por mês, no Brasil. “Cidade Ocidental está na contramão dessa realidade e aqui vemos uma rede integrada funcionar”, disse a deputada que está à frente da comissão desde março deste ano e é uma voz forte e ativa para a causa.
Ao final do evento o prefeito, Fábio Correa enfatizou o seu compromisso em ações de combate e repressão à violência doméstica e isso se reflete nos trabalhos em conjunto de diversas secretarias entres elas a secretaria da mulher, de segurança pública, de saúde e de educação. Em mais uma ação do governo nesse aspecto a atual gestão inaugurará em breve a Centro de Referência da Mulher que está ligada à Secretaria Municipal da Mulher, secretariada por Ivone Souto que agradeceu ao prefeito pela confiança de tê-la colocado à frente da pasta.
O 33º BPM funciona no Parque Nova Friburgo A, SQ 9, Quadra 6. Telefone: (61)9998-86261 whatsapp.
Centro Especializado de Atendimento A Mulher – CEAM atende no endereço SQ 11, Quadra 05, Casa 67. Telefone – 61 3625-1483.
*Com informações e fotos ASCOM