Mulheres participam de manhã festiva no CIAM em alusão ao Outubro Rosa
Uma manhã diferente, com palestras, músicas, brindes e café da manhã. Foi assim o evento festivo em alusão ao Outubro Rosa, organizada pelo CIAM
Como parte do movimento conhecido como Outubro Rosa, para conscientizar a população feminina sobre a importância dos cuidados com a saúde, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o CIAM preparou, nesta quinta-feira, 06, uma manhã regada à informação e diversão, com palestras sobre cuidados com corpo, mente e segurança, visando alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo de útero.
Durante o evento, as mulheres receberam orientações com enfermeiros, mastologistas, ginecologistas, nutricionistas, psicólogos e profissionais de assistência social. As participantes ainda puderam desfrutar de um belo café da manhã, sorteio de brindes e retiradas de fotos profissionais em um estúdio montado.
A coordenadora de Especialidades Médicas do município, Juliana Leite, falou sobre a dimensão da campanha. “Hoje nós estamos aqui para conscientizar cada uma de vocês sobre a importância do exame, do autoexame, do toque, não somente disso, mas também sobre outras prevenções que nós mulheres precisamos fazer e dar atenção para a nossa saúde”, disse a enfermeira.
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
“A mulher ao se tocar, ao perceber que tem algo errado com a sua mama, ela pode procurar o postinho mais próximo da sua casa para se consultar com o clínico, onde ela consegue um encaminhamento e rapidamente consegue atendimento com o mastologista”, afirma a diretora do CIAM, Kelly Fernanda.
O CIAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no bairro Valparaízo II.
A unidade oferece consultas nas especialidades de Ginecologia, Mastologia, Psicologia, Nutricionista e Enfermagem.
Outubro Rosa
O nome da campanha tem referência no laço rosa que é usado desde a 1ª Corrida da Cura, realizada em Nova York, para estimular a participação da população, entidades e empresas na luta contra o câncer de mama. Foi por este mesmo motivo que posteriormente prédios, monumentos públicos, pontes e teatros passaram a ser iluminados com a cor rosa neste período, tal como acontece na maioria das cidades do país, bem como a ideia de realizar corridas, passeatas e eventos acerca do tema usando balões, camisas e outros objetos rosados.
Durante todo o mês, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa busca incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura. De 1º a 31 de outubro, são realizadas palestras e a distribuição de materiais informativos à sociedade para conscientizá-la sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
Fique Atenta aos Sintomas e Procure um Médico
Conhecer o próprio corpo está entre os cuidados primordiais para detectar qualquer tipo de doença, inclusive o câncer de mama. Por isso, pegue o hábito de apalpar sempre as suas mamas, prestando sempre bastante atenção no que é normal para elas e quando há qualquer alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada (antes de dormir ou ao acordar) ou na frente do espelho.
O auto-exame deve ser feito pelo menos uma vez por mês, sempre entre 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa, no caso de mulheres que não menstruam mais. Procure por nódulos fixos e indolores e verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias semelhantes a uma casca de laranja.
Outros sintomas que pode estar relacionados ao câncer de mama são alterações nos bicos dos peitos (mamilos), nódulos pequenos nas axilas ou pescoço e saída de líquidos anormais das mamas. É claro que nem sempre estes sinais estarão relacionados à doença, mas uma avaliação médica é essencial para detectá-la precocemente e aumentar as suas chances de cura.
Não se esqueça! Qualquer um desses cuidados pode fazer toda a diferença e até salvar uma vida.
*por Rosângela Méri / Fotos: ASCOM