Destaques

Morre Dona Iris, ex-deputada e ex-primeira-dama de Goiás e de Goiânia

Morreu nesta terça-feira (21) em Goiânia, aos 79 anos, Iris de Araújo Rezende Machado, a Dona Iris. A ex-primeira-dama da capital e ex-deputada federal não resistiu às complicações após uma cirurgia no pulmão.

 

Iris de Araújo Rezende ficou duas semanas internada no fim de novembro do ano passado para tratar de uma pielonefrite renal, uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, que acabou evoluindo para uma síndrome da angústia respiratória aguda.

Natural de Três Lagoas-MS e professora por formação, foi pioneira na política em Goiás. Iris de Araújo exerceu mandatos como deputada federal entre os anos de 2007 e 2015. Foi primeira-dama de Goiás e de Goiânia nos mandatos de Iris Rezende, dois como governador e quatro como prefeito. Ela deixa três filhos: Ana Paula, Adriana e Cristiano.

Iris de Araújo chegou a presidir o diretório nacional do PMDB entre 1995 e 1998, cargo que voltou a ocupar de forma interina entre os meses de março de 2009 e janeiro de 2010. Ainda em 2006, ela foi eleita para seu primeiro mandato como deputada federal, cargo que exerceu de 2007 a 2011. Reeleita, ela também exerceu o cargo de 2011 a 2015.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, Dona Iris foi a fundadora do então reconstruído Hospital e Maternidade Dona Iris. Por ter liderado manifestações para que a instituição, que passou por dificuldades, fosse municipalizada, ela foi homenageada em 2012, a partir da reconstrução do hospital que passou a contar com o nome dela.

A Câmara de Goiânia decretou luto de três dias. Em nota, o presidente da Casa, Romário Policarpo, disse que ela Dona Iris “deixou em Goiás e Goiânia a assinatura de sua atuação como parlamentar e primeira-dama, sempre dedicada e preocupada com o bem-estar dos goianienses e goianos mais simples”

A deputada federal Adriana Accorsi divulgou nota de pesar definindo a ex-primeira-dama como “uma pessoa tão importante na história política e social do nosso estado”.

Também deputada federal, Silvye Alves disse que Dona Iris foi “voz ativa na política de Goiás” e “um exemplo de mulher”.

A deputada estadual Dra Zeli Fritsche publicou em suas redes socias: “É com pesar que recebo a notícia do falecimento de Iris de Araújo Rezende Machado, ex-deputada federal e ex-primeira-goiana. Sua falta já está sendo sentida por todos nós. Manifesto meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Descanse em paz.”

A Câmara Municipal de Trindade publicou em rede social que Dona Iris foi uma “grande líder comunitária” e que deixa “um legado de trabalho incansável em prol da população trindadense e goiana, sendo uma referência em gestão pública e defesa dos direitos das mulheres”.

Governador Ronaldo Caiado lamenta morte de Dona Iris

Com muita tristeza, eu e Gracinha Carvalho Caiado recebemos a notícia do falecimento de Iris de Araújo Rezende Machado.

Viúva do saudoso Iris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos, Dona Iris exerceu grande protagonismo na política goiana.
Ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Dona Iris construiu uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável.
Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano.
Rogo a Deus que a receba em seus braços e que conforte toda sua família nesse momento de dor e luto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *