Momento Cívico realizado na Câmara de Valparaíso integra Poder Legislativo, Segurança Pública e Comunidade Escolar
Nesta quarta-feira, 12 de abril, a Câmara de Valparaíso de Goiás promoveu momento cívico com a participação do 2º Batalhão de Choque (BPM Choque) – Unidade de Comando de Missões Especiais, Guarda Municipal e a alunos do Centro de Educação Infantil Os Banguelas.
Cerca de 30 crianças participaram da solenidade que fomenta o espírito cívico, promove os símbolos nacionais, reforça o sentimento de patriotismo e interesse cívico que tanto contribuem para o bom exercício da cidadania, e integra Poder Legislativo, escola e forças de segurança pública.
O presidente da Câmara de Valparaíso, Flávio Lopes, agradeceu a presença do efeito do Batalhão de Choque e da Guarda Municipal e reforçou a importância de momentos como esse.
Na oportunidade, o Major Major William Miller, do 2º Batalhão de Choque (BPM Choque), divulgou o evento organizado pela corporação, que deverá ocorrer no dia 01 de julho. Trata-se da segunda edição da corrida de nossa Unidade Especializada, um dia inteiro de festividades na sede deste Batalhão com as atividades para toda a família: brinquedoteca, aulas coletivas, rapel, escalada, tirolesa, área de alimentação (foodtrucks), tiro esportivo (airsoft), dentre outros.
O objetivo essencial do Projeto é levantar recursos para reformas necessárias ao batalhão e a viabilização de atividades direcionadas às crianças e adolescentes do município, que devem ser instrumento de resgate e redução da criminalidade.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, onde existem programas de apoio ao esporte para crianças e adolescentes observa-se uma queda anual de 30% da criminalidade.
As ações previstas pelo Batalhão envolvem natação, defesa pessoal e artes marciais, futebol e esportes verticais. “Com estas ações, especialmente os adolescentes e as crianças, que em horário contrário à escola ficariam ociosos e à mercê de criminosos, estarão desempenhando atividades extras, junto com o nosso efetivo do 2º Batalhão de Choque, que dispõe de diversos militares formados na área de educação física, e trarão às novas gerações muito mais do que diversão, repassarão valores e princípios: de civismo, disciplina e trabalho em equipe, materializando a importância da parceria do poder público, com a sociedade”, concluiu.
*Texto: Juliana Gentila / Fotos: Cleben Lopes